sexta-feira, 28 de dezembro de 2007

Animação de Idosos

As actividades de animação poderão permitir ao idoso a experimentação de uma série de técnicas e de actividades lúdicas adequadas à sua faixa etária, ocupando o seu tempo livre, numa etapa da vida em que saborear o tempo se torna imprescindível. Para que o tempo livre do idoso se organize de forma eficaz, muito contribui o técnico responsável por esta dinamização, que deverá ter em conta os gostos e preferências do seu público-alvo.
Este técnico deverá ter determinação suficiente para não desistir de trabalhar com ele. Desta forma, estará facilitada uma nova aprendizagem para uma nova forma de vida.

Os processos de sensibilização da comunidade, segundo Pérez Serrano, dividem-se em três etapas. São elas: a consciencialização, a informação/formação e a interpretação da história e da cultura.

A primeira etapa passa, essencialmente, pelo interesse das pessoas por algo significativo nas suas vidas. Isto é importante para que todos os membros da comunidade conheçam o seu meio envolvente.

A informação/formação tem como base conciliar todas as medidas necessárias para que seja possível ao indivíduo conhecer o que o rodeia. A pessoa mais informada é aquela que na hora de tomar decisões as toma mais conscientemente. Entende-se por formação toda a intervenção que procura produzir mudanças no comportamento e nos conhecimentos.

Por último, a interpretação da história e da cultura pretende que cada membro se identifique com a realidade presente na sua comunidade e que seja capaz de interpretar as estruturas sociais, económicas, culturais, políticas, sanitárias e ambientais que a compõem.

O idoso depois da reforma dispõe de mais tempo livre, tornando-se necessário “a formação para o usufruto do lazer, entendido na tripla perspectiva de tempo de descanso, de recreio, de enriquecimento cultural, de criação artística, de envolvimento cívico. Esta (…) perspectiva vem aumentar tanto as necessidades como as possibilidades de Educação de Adultos”.( Melo et al, 1998: 29)

Segundo Dias, cabe a cada membro da comunidade treinar as suas competências para aprender permanentemente com os outros, partilhando em simultâneo os seus conhecimentos e experiências de vida. Com este processo recíproco, poderemos alcançar os objectivos adjacentes à Educação de Adultos (plenitude da realização pessoal e participação plena da vida comunitária).

Posto isto, deve ser intenção do Animador, poder contribuir e intervir na qualidade de vida dos idosos para que o atingir de equilíbrios prazerosos de um doce envelhecer não sejam mais do que uma utopia.

Resultado do 3º Inquérito do Blog

Como já vai sendo hábito, durante cerca de um mês, foi realizado um inquérito, aqui no Blog do Animador Cultural e Desportivo, onde se perguntava aos visitantes :

Em Animação Sociocultural podesse trabalhar com diferentes públicos, qual ou quais, dos seguintes, prefere?


Infantil - 30 (62%)

Juvenil - 15 (31%)

Adulto - 6 (12%)

Terceira Idade -14 (29%)

Número de votantes: 48

Depois de no inquérito anterior termos abordado as áreas temáticas, neste abordamos os Públicos, com que se pode trabalhar em Animação Sociocultural. E o resultado foi o que apresentamos anteriormente, sendo que cada um dos votantes podia escolher mais do que um público da sua preferência.
Os resultados são esclarecedores, e como podemos verificar, o público preferido da grande maioria dos votantes é o Infantil, que teve 62% dos votos. Este resultado, e pelo que se verifica na realidade, acaba por não ser uma surpresa, uma vez que na sua grande maioria os projectos e actividades de Animação que vão sendo realizados destinam-se ao público infantil.
Seguidamente, com uma percentagem de votantes muito semelhante surgem os públicos Juvenil (31%) e Terceira Idade (29%), e por último, o que também não surpreende, uma vez que é a faixa da população mais activa, logo com menos tempo livre para a participação em Projectos e actividades de Animação Sociocultural, surge o público Adulto, com apenas 12%.
Podemos concluir com estes resultados, que os votantes têm na sua maioria preferência por um público, mas que além desse têm também preferência por mais do que um público, umas vez que votaram 48 pessoas e tivemos 65 votos, o que é demonstrativo que em Animação Sociocultural se pode trabalhar com mais do que um público, e por vezes em simultâneo, o que mostra que os animadores têm de trabalhar em diversos contextos e com diversos públicos.
Muito obrigado a todos aqueles que participaram neste inquérito, e espero que voltem a dar a vossa opinião no próximo.

terça-feira, 18 de dezembro de 2007

FELIZ NATAL E UM PRÓSPERO ANO NOVO!

O Blog do Animador Cultural e Desportivo deseja-lhe um Feliz Natal cheio de amor, paz e alegria, e um Ano Novo com muito sucesso e saúde!

E que em 2008 continuem a visitar e colaborar para que este Blog seja cada vez mais um excelente meio de divulgação e promoção da Animação Sociocultural! Este só tem sentido com o contributo de todos!

São os votos do autor do Blog!

Bruno Moita

domingo, 16 de dezembro de 2007

Acção de Formação - Sexualidade, Corpo e Mente em Equilíbrio

SEXUALIDADE, CORPO E MENTE EM EQUILÍBRIO - 2ª Edição

Módulo 1 – A Sexualidade na Infância (6h)
Módulo 2 – A Sexualidade na Pré-adolescência (6h)
Módulo 3 – A Sexualidade na Adolescência (6h)
Módulo 4 – A Sexualidade no Adulto (6h)

Datas: Janeiro a Março de 2008
Local: Torres Novas
Horário: Em período pós-laboral e/ou aos Sábados, em função da disponibilidade dos participantes.
Preço: 25€ por Módulo (inclui Certificado de Participação e Pasta com Documentação)
Descontos especiais para Formandos, Colaboradores, Docentes e Formadores da Escalada Académica.Descontos para participações superiores a um Módulo

Destinatários: Pais, encarregados de educação, Casais, professores, educadores, estudantes do Ensino Superior, assistentes sociais, psicólogos, sociólogos e outros profissionais na área da intervenção social.

Objectivos
•Discutir acerca de diferentes perspectivas de abordagem da sexualidade face às crianças, adolescentes e adultos;
•Responder a diferentes solicitações relativas à sexualidade;
•Promover a relação pais/filhos pela aquisição de competências pessoais e sociais na área da educação sexual;
•Fomentar o bom relacionamento entre os Casais com base numa sexualidade sustentada, vivida, partilhada e feliz.

Metodologias: Dinâmica de grupos e Discussão participada

Responsável pelo Projecto: Cláudia Mourão (Psicóloga e Enfermeira)
Coordenadores: Luís Costa (Antropólogo, Formador, Docente do I.S.L.A., Director da Escalada Académica) / Paula Costa (Técnica Superior de Serviço Social da Santa Casa da Misericórdia de Torres Novas)

ESCALADA ACADÉMICA
http://www.escaladacademica.com/
Juntos a construir o futuro!
Tel. 962 463 813 249 824 058
info@escaladacademica.com

quinta-feira, 13 de dezembro de 2007

Benefícios da actividade desportiva

O facto de vivermos numa sociedade em que o stress e as pressões são uma constante, a prática desportiva surge como uma actividade benéfica no combate às dificuldades criadas e existentes, transmitindo uma sensação de bem-estar e aumentando a capacidade das pessoas a nível físico, mental e social.

A nível da educação para a saúde, a actividade física assume um papel preponderante, apoiando-se nas estruturas educativas. Segundo Mota (1999) «Nesta luta da educação da saúde, as acções da escola, enquanto palco educativo institucional e da educação física enquanto componente do currículo escolar, fornecem um conjunto de práticas desportivo-motoras que favorecem o processo de educação da saúde».

Os benefícios de uma actividade física frequente são visíveis em todas as idades. Nas crianças incute-se o hábito e o prazer pela prática desportiva e de um estilo de vida saudável, e nos idosos, a necessidade de manter o corpo activo e combater o sedentarismo.

Segundo o Instituto do Desporto de Portugal (2005) «A Actividade Física do Adolescente ou jovem Adulto – Promove um crescimento saudável e aumenta o desempenho escolar; Enriquece o reportório psico-motor; Ajuda a prevenir e controlar comportamentos de risco, como o tabaco, a violência, o álcool, a dependência a outras substâncias e a adesão a dietas pouco saudáveis.»
A actividade física assume um papel importante no combate às mais variadas doenças (ex. doenças cardiovasculares, arteriosclerose, obesidade, osteoporose, doenças do aparelho respiratório), em cada uma destas doenças ajuda combater e a retardar os seus efeitos e consequências.
Rui Lança (2003: 32) apud Carrol, "Em geral, as actividades físicas e desportivas assumem uma importância na saúde pública actuando em quase todos os campos do corpo humano. Aliviam as dores das costas fortalecendo os músculos nomeadamente das costas e do abdómen, diminuem o risco de cancro (ex. cancro do cólon), combatem a ansiedade e a depressão, ajudam a dormir, estimulam actividade cerebral, aliviam as perturbações menstruais das mulheres, contribuem para a obtenção de um aspecto mais saudável da pele através do aumento do fluxo sanguíneo, etc."