quinta-feira, 13 de dezembro de 2007

Benefícios da actividade desportiva

O facto de vivermos numa sociedade em que o stress e as pressões são uma constante, a prática desportiva surge como uma actividade benéfica no combate às dificuldades criadas e existentes, transmitindo uma sensação de bem-estar e aumentando a capacidade das pessoas a nível físico, mental e social.

A nível da educação para a saúde, a actividade física assume um papel preponderante, apoiando-se nas estruturas educativas. Segundo Mota (1999) «Nesta luta da educação da saúde, as acções da escola, enquanto palco educativo institucional e da educação física enquanto componente do currículo escolar, fornecem um conjunto de práticas desportivo-motoras que favorecem o processo de educação da saúde».

Os benefícios de uma actividade física frequente são visíveis em todas as idades. Nas crianças incute-se o hábito e o prazer pela prática desportiva e de um estilo de vida saudável, e nos idosos, a necessidade de manter o corpo activo e combater o sedentarismo.

Segundo o Instituto do Desporto de Portugal (2005) «A Actividade Física do Adolescente ou jovem Adulto – Promove um crescimento saudável e aumenta o desempenho escolar; Enriquece o reportório psico-motor; Ajuda a prevenir e controlar comportamentos de risco, como o tabaco, a violência, o álcool, a dependência a outras substâncias e a adesão a dietas pouco saudáveis.»
A actividade física assume um papel importante no combate às mais variadas doenças (ex. doenças cardiovasculares, arteriosclerose, obesidade, osteoporose, doenças do aparelho respiratório), em cada uma destas doenças ajuda combater e a retardar os seus efeitos e consequências.
Rui Lança (2003: 32) apud Carrol, "Em geral, as actividades físicas e desportivas assumem uma importância na saúde pública actuando em quase todos os campos do corpo humano. Aliviam as dores das costas fortalecendo os músculos nomeadamente das costas e do abdómen, diminuem o risco de cancro (ex. cancro do cólon), combatem a ansiedade e a depressão, ajudam a dormir, estimulam actividade cerebral, aliviam as perturbações menstruais das mulheres, contribuem para a obtenção de um aspecto mais saudável da pele através do aumento do fluxo sanguíneo, etc."

Sem comentários: