sexta-feira, 28 de dezembro de 2007

Animação de Idosos

As actividades de animação poderão permitir ao idoso a experimentação de uma série de técnicas e de actividades lúdicas adequadas à sua faixa etária, ocupando o seu tempo livre, numa etapa da vida em que saborear o tempo se torna imprescindível. Para que o tempo livre do idoso se organize de forma eficaz, muito contribui o técnico responsável por esta dinamização, que deverá ter em conta os gostos e preferências do seu público-alvo.
Este técnico deverá ter determinação suficiente para não desistir de trabalhar com ele. Desta forma, estará facilitada uma nova aprendizagem para uma nova forma de vida.

Os processos de sensibilização da comunidade, segundo Pérez Serrano, dividem-se em três etapas. São elas: a consciencialização, a informação/formação e a interpretação da história e da cultura.

A primeira etapa passa, essencialmente, pelo interesse das pessoas por algo significativo nas suas vidas. Isto é importante para que todos os membros da comunidade conheçam o seu meio envolvente.

A informação/formação tem como base conciliar todas as medidas necessárias para que seja possível ao indivíduo conhecer o que o rodeia. A pessoa mais informada é aquela que na hora de tomar decisões as toma mais conscientemente. Entende-se por formação toda a intervenção que procura produzir mudanças no comportamento e nos conhecimentos.

Por último, a interpretação da história e da cultura pretende que cada membro se identifique com a realidade presente na sua comunidade e que seja capaz de interpretar as estruturas sociais, económicas, culturais, políticas, sanitárias e ambientais que a compõem.

O idoso depois da reforma dispõe de mais tempo livre, tornando-se necessário “a formação para o usufruto do lazer, entendido na tripla perspectiva de tempo de descanso, de recreio, de enriquecimento cultural, de criação artística, de envolvimento cívico. Esta (…) perspectiva vem aumentar tanto as necessidades como as possibilidades de Educação de Adultos”.( Melo et al, 1998: 29)

Segundo Dias, cabe a cada membro da comunidade treinar as suas competências para aprender permanentemente com os outros, partilhando em simultâneo os seus conhecimentos e experiências de vida. Com este processo recíproco, poderemos alcançar os objectivos adjacentes à Educação de Adultos (plenitude da realização pessoal e participação plena da vida comunitária).

Posto isto, deve ser intenção do Animador, poder contribuir e intervir na qualidade de vida dos idosos para que o atingir de equilíbrios prazerosos de um doce envelhecer não sejam mais do que uma utopia.

23 comentários:

Anónimo disse...

OI BRUNO...
Muito interessante essa tua vontade em ajudar o proximo, sentimento muito raro...
Desde já os meus sinceros parabens...

Vou precisar de tua ajuda e ficaria-te agradedida se conseguires me dar umas dicas ou enviar-me por pc o que preciso saber e onde recorrer para fazer um plano de ocupações de tempos livres para o Idoso...
Vai vero meu blog terás uma ideia da pessoa que sou...
www.alzira-macedo.blogs.sapo.pt
www.alzira-poesia.blogs.sapo.pt
Brigado beijo
Alzira Macedo

Anónimo disse...

Olá bruno!

Adorei a tua definição de animação, pois é muito parecida com a minha.

Sou animadora sociocultural num lar e deparo-me com uma enorme dificuldade em programar e desenvolver um plano de actividades para 22 utentes com que trabalho, visto serem muitos diferentes uns dos outros e terem caracteristicas tb muito diferentes.
É um grupo muito heterogéneo, condificuldades e limitações muito diferentes.
Se me pudesses ajudar de alguma maneira agradecia.

Bom trabalho
Sandra Sarmento

Unknown disse...

Boa Noite

tomei conhecimento do seu blog por acaso, numa pesquisa de dinamicas para idosos.
trabalho numa IPSS desde 2001 como Animadora Educ. Soc. Cultural.
o meu trabalho é realizado com idosos nas valências de lar, centro de dia, centro de convivio e apoio domiciliário, também desenvolvo algumas actividades intergeracionais pois na instituição existe ATL, creche e jardim de infancia. solicito caso seja possível enviar-me algumas actividades, jogos entre outras para realizar com os idosos pois por vezes deparo-me com actividades repetidas.
o meu mail é Cadinha77@gmail.com
obrigado

Anónimo disse...

Olá Bruno.
Sou animadora Socio educativa num pequeno lar de uma bonita aldeia...o meu problema é k não consigo elaborar um plano de actividades de animação, visto o grupo ser reduzido mas bastante diferenciado...gostaria k me ajudasse.
Luanna1978@hotmail.com
certa da sua atenção.

Anónimo disse...

Desculpem... Não estou a perceber!
O que é que esta gente andou a fazer nos cursos?
Onde é que estão as estratégias a utilizar face à população que têm à sua frente?
Não há receitas! Apenas orientações!
Não sabem o que estão a fazer nos lares e depois, pedem ajuda. Atenção, não é uma pequena dúvida, não pedem um pequeno esclarecimento!
- “Não consigo, por favor ajude-me”!
Possivelmente, depois vão ter que dividir o ordenado com este senhor (Bruno).
Meus amigos, temos alguma coisa para dar ou então temos que procurar outro caminho.
Esforcem-se!
Cumprimentos.

Anónimo disse...

muito boa tarde sou licenciado em animação sociocultural e estou responsável pela dinamização de um centro de dia e de um centro de convívio, gostaria de ter mais algumas dicas para desenvolver actividades com este público alvo, visto eu ter sempre trabalhado com crianças. obrigado

gil disse...

ola bruno em janeiro vou entrar em estagio num lar de idosos e gostava de saber algumas actividades que captacem logo as atençoes deles pois cativar um idoso pode ser muito dificil!poderias m dizer algumas jogos, actividades??bom blogue.

Anónimo disse...

Boa noite a todos. Em primeiro lugar gostaria de dar ao Bruno os parabéns pela apresentação deste blog, contudo não posso deixar de referir que a Animação Sénior não se deve gerir muito por "autores mas sim por actores", actores sociais que somos nós, técnicos de Animação.
Em segundo lugar deixem-me dizer que também estou um pouco decepcionado com os comentários que tenho lido aqui. Não sei o vosso grau de formação académica, mas deixem-me dizer que vos fica muito mal vir aqui pedir ajuda para tarefas que vos deveriam ser transmitidas durante o vosso percurso profisisonal. Tenho de dize-lo pois todos os dias me defronto com uma ideia de que o animador sócio cultural não tem valor e, meus amigos, assim a demonstrar esses vossos "apelos de ajuda" é que não conseguimos chegar mais longe. Ser animador dá trabalho, e esse trabalho, pelo menos algum deve, deveria ter sido transmitido durante o frequentamento dos vossos cursos. Esforçem-se e sejam dignos da vossa profissão.
Para terminar, quero dizer que sendo eu técnico superior de animação, não encaro a minha profissão como tal, o nome de animação nem sequer deveria existir, os cursos superiores deveriam ser distinguidos dos técnico profissionais, pois quem passou por um e por outro nota bem as diferenças.
Para último quero referir que a ANIMAÇÃO DE IDOSOS não deveria passar sómente pelas actividades de expressão plástica, que muitas das vezes inferiorizam e infantilizam os idosos. Pensem nisso!! FP

Anónimo disse...

Boa Tarde!
Caros/as colegas de Aminação Cultural.
Antes demais, queria felicitar o nosso colega Bruno, por este blog.
Sou finalista da Licenciatura em ACEC, e fico estupidamente ko! quando leio que alguns profissionais da área (já empregados) precisam de ajuda para desenvolver o seu trabalho.
Concordo qando alguém diz: que ser animador dá trabalho.
Obviamente!
Não espero encontrar colegas que tenham manuais colados na ponta da lingua ou na ponta dos dedos, mas esperava no minimo que os animadores culturais deste país, fossem mais autonomos e bastante mais competentes na sua área.
pois só assim conseguiremos afirmarmo-nos.
não quero de forma alguma, ferir susceptibilidades! mas pensem nisto! dá trabalho, chegar a casa cansados de um dia arduo? e ainda ver e rever alguns notas do curso? dá...


desculpem o desabafo...
talvez sejam apenas manias de quem tem o espirito de bolonha...
:)

Anónimo disse...

Bom dia Bruno. Obrigado por adicionar o blog do centro social do Pego. Gostaria de postar no seu blog um texto sobre a animação de idosos. Na instituição onde trabalho elaboro um boletim mensal onde tenho uma rubrica intitulada de Espaço Animação, onde na qual tento divulgar o nosso trabalho a todos os leitores.

Se puder ser, envie-me um mail com o seu endereço de mail para eu lhe enviar o texto. Obrigado, Fábio

Meu mail: fpires1@hotmail.com

Anónimo disse...

olá a todos:

sou Técnica superior de Animação Sociocultural e trabalho num Lar de idosos e como alguns ja referiram ser animador não é tarefa fácil mas nos temos esse "dom" trabalhar para e com pessoas de forma a dinamizar e dar vida ao dia a dia.
Eu sinto-me muito orgulhosa de poder trabalhar com idosos, é muito gratificante e acima de tudo dignifica a nossa intervenção. Animação Sociocultural não passa só por uma série de actividades, vai para além disso o fruto do nosso trabalho, não tem de ser de forma alguma, palpavel e visivel. A parte social é uma das vertentes da animação muito importante e muitas vezes é esquecida não se preocupem em planificar actividades em mostrar trabalho palpavel ser animador é muito mais que isso, é saber estar presente, saber falar, improvisar e acima de tudo saber fazer sorrir quem ja nada espera da vida.
Isto parece muito filosofico mas é a realidade.Sejam Animadores de coração e não se prendam demasiado com a formula de como fazer Animação ou o que fazer.

Anónimo disse...

ola boa tarde a todos os leitores, eu tb tenho o curso de animador sociocultural/desporto e já me encontro a trabalhar desde 2000 numa camara municipal, onde tenho actividades com idosos e com crianças.. tb sei reconhecer que por vezes não é fácil trabalhar com os idosos, é mais fácil com as crianças na minha opinião.. Mas com mt vontade e entrega se consegue fazer tudo malta...ao inicio tb tive algumas dificuldades em encontrar maneiras de trabalhar com os idosos, mas agora já estou com eles algum tempo que a dificuldade somos nós que a criamos pois é mt fácil trabalhar com idosos.
todos os anos tenho de apresentar no inicio do ano um plano de actividades na instituição que trabalho, e o que tenho vindo a verificar e que existem mtas coisas interessantes para fazer, mas eu tenho o privilégio de trabalhar numa autarquia na qual existe uma verba para realizar essas actividades se não seria mt complicado...
Parabens pelo blog, vou começar a vir aqui mais vezes...

Jb 8

Anónimo disse...

Ola Moita!
Sou a Diana! Madrinha da Ana de Tomar! :)
Eu felizmente não te venho pedir luzes em animação pois ja trab na áera há 5 anos e adoro o k faço. Venho apenas felicitar-te pelo blog.
E atenção: A internet kd bem utilizada é optima para nos dar umas dicas!! Procurem em dinamicas de grupo...alias...tiveram essa cadeira e provavelmente elaboraram o diário de bordo...!! Esta la meio caminho andado!
Boa sorte a todos e fiquei feliz por saber que estao a trab na áera e que nenhum psicologo, sociologo etc vos/nos tirou o lugar!
Beijos!

Anónimo disse...

Olá Bruno, vou agora para o último ano do meu curso de Animador Sociocultural, e na minha PAP (prova de aptidão profissional), vou falar da animação teatral com os idosos, so que à medida que faço pesquisa para este tema tenho encontrado algumas dificuldades, deste modo agradecia imenso se me pudesses ajudar ou com bibliografia ou ate mesmo com documentos! deixo aqui o meu e-mail caso possas ajudar

joanafilipa.cp@live.com.pt
com os melhores cumprimentos,
Joana Pimentel

Unknown disse...

OLA.....
BOAS, GOSTEI MUITO DO K LI SOBRE A ANIMAÇAO DE IDOSOS.GOSTAVA DE MAIS INFORMACOES E COISAS SE ME PODESSE ENVIAR ALGUMAS COIAS AGRDECE...
AFILIPA99@HOTMAIL.COM

Alcinda disse...

Olá, Bruno

Tal como tu, tb sou animadora sociocultural, já conto com uma vasta experiencia nesta area... Felicito-te por este blog e gostava que no teu blog houvesse um cantinho para biblioteca - divulgação de literatura em animação, pois como animador deves conhecer imensos livros que nos possas recomendar.... Alcinda

Anónimo disse...

Ola vejo que é um animador muito competente !
Eu estou a tirar o curso e estou a adorar.
Eu prefiro trabalhar com idosos, crianças ou deficientes do que em locais como museus, bibliotecas ou palacios.

:)

Ainda tenho muito que aprender.

Anónimo disse...

Ola vejo que é um animador muito competente !
Eu estou a tirar o curso e estou a adorar.
Eu prefiro trabalhar com idosos, crianças ou deficientes do que em locais como museus, bibliotecas ou palacios.

:)

Ainda tenho muito que aprender.

Anónimo disse...

Boa tarde!
O meu nome é joana,sou assistente social e estou a tirar o mestrado em gerontologia social.
Antes de mais gostaria de felicitar o bruno pelo trabalho e dedicação a esta área.
Em segundo lugar, gostaria de dizer face a alguns comentários que li, que quem devia ter vergonha são as pessoas que não pedem ajuda, porque ninguém sabe tudo e nós vivemos em constante aprendizagem uns com os outros. E além do mais, penso que todos os licenciados sabem que a licenciatura apenas nos mune de teoria, a prática e a experiência adquirem-se com o trabalho. Por isso, POR FAVOR, não envergonhem a área social que representa valores de solidariedade e inter ajuda.
Os meus cumprimentos

Joana Silva

Igor Fiães disse...

Boa tarde, sou licenciado em Gestão Sociocultural e estou a realizar estágio profissional numa associação com valência de Lar, Centro de Dia e Apoio Domiciliário. Neste momento estou encarregue de organizar uma actividade de grupo para uma pequena apresentão pública. Já tenho algumas ideias mas tudo o que possa aprender ou assimilar é pouco... se alguem me puder ajudar agradecia muito...

Parabéns ao Bruno, este blog está fantástico.

cumprimentos: Igor Fiães
Email: Igor.d.fiaes@hotmail.com

Andreia gonçalves disse...

Boa noite,

tenho 20 anos e acabei de fazer uma substituição num lar de idosos,no qual nunca estagiei com esta faixa etária, por isso foi um desafio...
Um desafio muito bom e gratificante, pois eram cerca de 100 idosos a pedir para fazer alguma coisa... começei por fazer jogos para os poder cativar e depois dia para dia fui colocando outros exercícios.
Como a culinária, a movimentação - ginastica, estimulação, organizei um grupo de teatro, um torneio de dominó, festivais gastronomicos, entre muitas outras coisas como enfeites de natal.
E tinha idosos com muito pouca destreza e mobilidade para fazer certas coisas.
Deparando-me com pessoas com grau elevado ao meu e com idade superior à minha a pedir ajuda para fazer um plano. Eu digo-vos que trabalho de animação não tem de ter um plano definido pois cada dia é diferente do outro...

Por isso podem pensar em fazer-lhes modelagem de baloes, pinturas faciais, jogos de grupo, jogos individuais... porque eles são idosos, mas são acessíveis...

Vamos lá pensar bem no que falam e fazem... e vamos começar a arranjar coisas novas para fazer com eles.

Cumprimentos, Andreia

lilianne disse...

Muito boa tarde Bruno, fico muito feliz e esperançosa ao ver que os animadores socioculturais têm hipoteses no mundo do trabalho, visto que estou no meu ultimo ano do curso. Este ano vou estagiar com idosos, estou empolgadissima, e ao fazer uma buscar pela internet encontrei o seu blog, e sem duvida que fortificou a ideia que tenho desta população.De certo que passarem a ser uma visita assidua ao seu blog. Deixo só uma mensagem para todos os animadores socioculturtais :
-Ideias inovadoras já quase ninguem tem, é um dado adquirido, mas aproveitem as ideias de outros e adaptem a ideias vossas, não desistam, porque se isto fosse facil não teria o minimo intresse."

Lilianne Rosado

tania disse...

ola boa noite Bruno. Gostei imenso da forma que escreveu.
Recentemente frequento um curso de agente de geriatria da qual estou adorar.... aprendi coisas importantes para ajudar as pessoas idosas.
Trabalhei num infantario e adorei essa experiencia em breve terei a experiencia de conviver e trabalhar com idosos.
Estou ansiosa pelo estagio.
todos nos deveriamos dar uma palavra amiga, um sorriso, uma mao e um abraço ao idoso. pois este e um ser como nos e todos caminhamos para a velhice basta de olhar so para nosso "umbigo" tentar esquecer a idade porque nos nascemos, crescemos, reproduzimos e morremos. a velhice é a ultima fase de idade que temos por isso há que tratar os nossos idosos com dignidade, amor e carinho porque um dia seremos nos a estar nesta fase da vida.
beijinho especial para si espero que existam muitas mais pessoas como o bruno.