quinta-feira, 20 de março de 2008

Atelier de Promoção da Leitura - "Quando a mãe grita!"

No dia 10 de Abril, irá decorrer na Biblioteca Municipal do Entroncamento (instalada provisoriamente no Centro Cultural), um Atelier de Promoção da Leitura, intitulado: Quando a mãe grita…”.

Esta actividade destina-se às crianças do 5 anos do ensino pré-escolar do Agrupamento de Escolas e JI Alpha do Concelho. O atelier será composto por 2 sessões, das 10h00 às 11h30m e das 14h00 às 15h30m, e tem como objectivos a formação de leitores, incentivar a leitura e escrita, desenvolver a criatividade, incentivar a produção individual e integrar outras actividades de expressão no processo leitura/escrita como elementos desencadeadores e desencadeados

A metodologia aplicada baseia-se na audição do livro em que os participantes são induzidos à reconstrução da história, à ilustração, mediante jogos que visam estimular a associação de ideias e brincar com a transformação da história e com os sentidos das ilustrações. Desta forma, as crianças são absorvidas em actividades didácticas, de desenho e “leitura” com o prazer de quem se presta a uma actividade lúdica.

O evento é organizado pela Câmara Municipal do Entroncamento em parceria com a DGLB – Direcção-Geral do Livro e das Bibliotecas e do Livro e a sua dinamização estará a cargo do CLIC – Clube de Leitura, Ilustração e Companhia.

quinta-feira, 13 de março de 2008

Resultados do 4º Inquérito do Blog


Como já vai sendo hábito, durante cerca de um mês, foi realizado um inquérito, aqui no Blog do Animador Cultural e Desportivo, onde se perguntava aos visitantes : Existem vários Tipos de actividades em Animação Sociocultural, das que se seguem, qual ou quais são as da sua preferência?


Formação - 12 (30%)

Difusão - 4 (10%)

Artísticas - 16 (41%)

Desportivas - 12 (30%)

Sociais - 22 (56%)

Depois de no inquérito anterior termos abordado os Públicos, neste abordamos os Tipos de Actividades, que se podem realizar em Animação Sociocultural. E o resultado foi o que apresentamos anteriormente, sendo que cada um dos votantes podia escolher mais do que um público da sua preferência.


Os resultados são esclarecedores, e como podemos verificar, o tipo de actividade preferido de mais de metade dos votantes são as actividades que se inserem no âmbito Social, que teve 56% dos votos. Este resultado, que é demonstrativo da realidade que nos rodeia em que muitos dos profissionais da área da Animação se encontram a trabalhar em Instituições e Projecto de índole social.


Seguidamente, surgem as actividades Artísticas (41%), Desportivas (30%) e de Formação (30%), sendo estas também áreas onde se desenvolvem, actualmente diversos projectos de Animação Sociocultural e onde é muito pertinente a presença de profissionais de Animação. Por último, surge as actividades de Difusão (10%), que de certa forma apresenta um resultado surpreendente, pela negativa.


Podemos concluir com estes resultados, que os votantes têm na sua maioria preferência por mais do que um tipo de actividade, umas vez que votaram 39 pessoas e tivemos 66 votos, o que é demonstrativo do caractér transversal da Animação Sociocultural, que se enquadra eme diversificados âmbitos e situações.


Muito obrigado a todos aqueles que participaram neste inquérito, e espero que voltem a dar a vossa opinião no próximo.

terça-feira, 4 de março de 2008

V Colóquio de Animação Sociocultural da ESE de Beja e IIªs Jornadas de Animação


Vai decorrer na cidade de Beja, nos próximos dias 4 e 5 de Março, o V Colóquio de Animação Sociocultural da Escola Superior de Educação de Beja, subordinado à temática " Novos Desafios e Caminhos da Animação".

Este colóquio é organizado pelos alunos de 3º ano do Curso de Animação Sociocultural da Escola Superior de Educação de Beja e pretende constituir-se como um espaço de reflexão e de intercâmbio de experiências sobre diferentes âmbitos de intervenção da Animação Sociocultural.

Esta actividade será, também e naturalmente, um meio de divulgar a Animação enquanto instrumento de intervenção, junto de instituições que a ela podem recorrer para prosseguir actuações nos domínios da educação, da cultura, do desenvolvimento, do empreendorismo, do turismo, da gestão e programação cultural e da acção social.

O programa do V Colóquio de Animação Sociocultural, da Escola Superior de Educação de Beja prevê a realização de vários painéis subordinado aos seguintes temas: Animação e Desenvolvimento Local; Animação e Património; Animação e Turismo; Animação e empreendorismo; Animação e Associativismo; Animação e Voluntariado; Novos Desafios e Caminhos da Animação e Animação e Formação de Públicos. Em cada um destes painéis haverá intervenções de instituições e de individualidades que desenvolvem actuações nesses diferentes domínios da Animação. O Colóquio incluirá, ainda, mesas redondas e um conjunto diversificado de actividades de animação relacionadas com as temáticas em análise.

Os interessados em participar nesta iniciativa podem efectuar a sua inscrição até ao próximo dia 03 de Março de 2008, através da entrega pessoalmente ou envio por correio de ficha de inscrição que pode ser solicitada na Escola Superior de Educação de Beja – Rua Pedro Soares 7800-295 Beja, pelo telefone 284 315 001, ou pelo e-mail caminhosdanimacao5@gmail.com

Para qualquer esclarecimento adicional, consultem o site: http://caminhosdanimacao5.googlepages.com/