quarta-feira, 21 de novembro de 2007

Resultado do 2º Inquérito do Blog

Como já vai sendo hábito, durante cerca de um mês, foi realizado um inquérito, aqui no Blog do Animador Cultural e Desportivo, onde se perguntava aos visitantes :
A Animação Sociocultural toca várias áreas temáticas, qual ou quais, das que estão apresentadas a seguir, são para si as que têm maior interesse?

Animação Socioeducativa - 22 (40%)

Animação Teatral - 7 (12%)

Animação Cultural - 16 (29%)

Animação Desportiva e Tempos Livres - 28 (51%)

Animação Comunitária - 14 (25%)
Número de votantes: 54
Foram a escolhidas apenas algumas áreas temáticas, uma vez que seria complicado colocar neste inquérito todas as áreas temáticas que se inserem na Animação Sociocultural. Sendo que cada um dos votantes poderia escolher mais que uma área do seu interesse.

Através dos resultados obtidos podemos verificar que a área vencedora foi a Animação Desportiva e Tempos Livres, sendo que mais de metade dos votantes (51%) no inquérito escolheram esta área como uma das suas preferidas. Outra área que também teve muitos votos, quase metade dos votantes, foi a da Animação Socioeducativa (40%).
Podemos concluir com estes resultados, que os votantes, têm interesse em mais de uma área temática da Animação, umas vez que votaram 54 pessoas e tivemos 87 votos, o que é demonstrativo que Animação Sociocultural é multidisciplinar e transversal, e que os animadores têm de trabalhar em diversos contextos, logo têm mais de uma área de interesse e especialização.

Muito obrigado a todos aqueles que participaram neste inquérito, e espero que voltem a dar a vossa opinião no próximo.

quinta-feira, 15 de novembro de 2007

Anijogos - Animação de Grupos e Jogos Pedagógicos

Foi criada hoje, pelo autor deste Blogue, uma nova página intitulada: Anijogos - Animação de Grupos e Jogos Pedagógicos, que pretende ser um complemento a este Blogue, conforme diz a introdução deste novo recurso de apoio para quem trabalha e tem interesse pela dinâmica de grupos:
"Esta página pretende ser um complemento ao Blog - O Animador Cultural e Desportivo, e ser um Manual de apoio a Animadores, Professores, Educadores e Formadores, apresentando diversos jogos e recursos que possam ser utéis para o desenvolvimento de actividades como dinamizadores de grupos."
Por isso deixo desde já, o convite para visitarem este novo espaço, que se direcciona mais para Animação de Grupos e para a apresentação de Jogos Pedagógicos, como o próprio nome indica.
O principal objectivo da criação desta página, é a divulgação e a apresentação de alguns conceitos e actividades relaccionadas com os temas acima referidos.
Se quiserem dar uma vista de olhos, está no endereço: http://anijogos.blogspot.com/

Escolinha de Futebol do CADE

À poucos dias saiu uma reportagem, no Jornal online http://www.entroncamentoonline.pt/, relacionada, com as Escolinhas de Futebol do CADE - Clube Amador de Desportos do Entroncamento, e sendo eu treinador de uma das equipas de desta escolinha, não podia deixar de fazer referência aqui no Blog.
Esta escolinha é um excelente exemplo de um projecto em que através da prática desportiva, são trabalhados diversos pontos da construção social, física e psicológica das crianças entre os 4 e os 10 anos, uma vez que para além da prática desportiva existe também uma preocupação constante, por parte dos treinadores, em trabalhar outros aspectos da formação das crianças.
Aqui fica um excerto da resportagem:

"Escola de futebol do CADE tem 266 miúdos a jogar à bola

Todos os sábados de manhã cerca de duas centenas de crianças têm aulas de futebol no campo relvado do bonito, no Entroncamento, nas escolinhas do Clube Amador de Desportos do Entroncamento (CADE), que nas últimas duas décadas tem apostado na formação de jovens futebolistas, sendo um dos principais clubes de futebol dedicados à formação, e com um palmarés invejável a nível nacional.

Inscritos estão 266 miúdos com idades compreendidas entre os 4 e os 10 anos, sendo que aos treinos de sábado aparecem cerca de centena e meia, acompanhados pelos pais, que dão uma moldura envolvente ao cenário desportivo, de todas aquelas “papoilas amarelas saltitantes”.
O EOL, esteve no sábado no campo do Bonito e falou com os responsáveis e treinadores, num reportagem para o EOL TV, que pode ver aqui.
Mário Laranjeiro, Director do CADE e responsável pelo pelouro das escolas de futebol, disse ao EOL , que precisam de mais espaço, para continuar a prestar este serviço voluntário á comunidade. Mário Laranjeiro sublinhou que a cerca de uma dezena de colaboradores na área das escolinhas, o fazem a custo zero para o clube, desde há cerca de duas dezenas de anos.
Para o responsável directivo, a grande ambição, é mais espaço, uma vez que, este ano já têm de fazer duas sessões de treinos. Mário Laranjeiro agradeceu o apoio da Câmara Municipal do Entroncamento, com a cedência do campo relvado, esperando no entanto que os prometidos campos sintéticos cheguem depressa."

quarta-feira, 14 de novembro de 2007

A importância da actividade lúdica na infância

Na infância a actividade lúdica é imprescindível, é por seu intermédio que a criança melhor se desenvolve, se dá a conhecer aos outros, desta forma comunicará com maior facilidade e se apercebe do mundo que a rodeia. Mundo este, onde ela forçosamente terá que se integrar e interagir.

Segundo Filliozat (2000) no período de latência, sensivelmente entre os seis e os dez anos, a criança está psicologicamente preparada para fazer importantes aprendizagens através da actividade lúdica, com vivências em grupo, tendo por isso que obedecer a regras do jogo social.

Os jogos contribuem significativamente para a educação das crianças pois, têm uma elevada função pedagógica. Estes desenvolvem uma dinâmica social no grupo, contribuem para o equilíbrio emocional, base indispensável a qualquer aprendizagem; fazem compreender princípios de cordialidade e respeito pelos outros e contribuem para a aprendizagem do respeito das regras do jogo desenvolvendo o gosto pelo conhecimento de uma forma lúdica.
Através do jogo a criança estimula as suas capacidades e o seu poder criativo indispensável ao desenvolvimento da personalidade. Além disso, o jogo pode resolver problemas, como por exemplo auxiliar a ultrapassar a inadequação social, desenvolvendo a cooperação, a sensibilidade, implicando confiança, promovendo a comunicação afectiva e a interdependência, ajudando a resolver hostilidades e barreiras. Para Chateu (1967: 20), «Perguntar à criança por que joga, é perguntar por que é criança».

A actividade lúdica tem uma grande importância no desenvolvimento geral da criança, nomeadamente, no controle físico e motor e até no equilíbrio emocional. Carlos Neto (1997: 11) citando na sua obra Kytta refere que «O papel de actividades de exploração do envolvimento físico é especialmente importante para as crianças até aos nove/dez anos de idade no sentido da organização de um sistema coordenado de referências».
Considerando o jogo de um ponto de visto psicopedagógico, valoriza-se este como um elemento favorecedor de todo o tipo de aprendizagens. O jogo proporciona às crianças uma grande variedade de experiências e de estímulos. Tornando a actividade lúdica num elemento essencial à prática educativa.

Quando uma criança desenha está a expressar-se, está de certo modo, a comunicar, os traços desenhados assinalam a sua maneira de ser, de agir e de pensar. São no sentido próprio e no sentido figurado a assinatura da sua existência. Os signos utilizados no desenho nascem de uma viagem interior que se encontra no seio da consciência individual de numerosas experiências, que ajudam na construção do conhecimento. A aprendizagem do desenho é ao mesmo tempo, uma aprendizagem motora, um exercício do gesto. Foi através da elaboração de desenhos e textos que as crianças transmitiram aquilo que sentiram no decorrer dos jogos, uma vez que esta é a melhor maneira que as crianças têm de transmitir aquilo que sentem e vivem.

ANIMUSFÓRUM - Fórum da APDASC

Conforme já divulguei neste espaço, a APDASC - Associação Portuguesa para o Desenvolvimento da Animação Sociocultural criou um Fórum de relaccionado com a Animação Sociocultural, que foi baptizado democráticamente por"Animusfórum".

Trata-se de um espaço de visita obrigatória para estudantes e profissionais de Animação Sociocultural. Mas mais do que visitar este espaço é importante que nele participemos. Sem a participação de todos aqueles que estudam, trabalham ou se interessam pela Animação Sociocultural dificilmente conseguiremos afirmar social, profissional e institucionalmente esta actividade.
Este Fórum, é sem dúvida um excelente espaço para, nós animadores, trocarmos experiências e debater-mos temáticas essencias para o desenvolvimeto da profissão de Animador Sociocultural.
Visitem e Participem, pois só assim poderemos contribuir para a evolução da Animação Sociocultural e sermos cada vez melhores profissionais!