quarta-feira, 14 de novembro de 2007

A importância da actividade lúdica na infância

Na infância a actividade lúdica é imprescindível, é por seu intermédio que a criança melhor se desenvolve, se dá a conhecer aos outros, desta forma comunicará com maior facilidade e se apercebe do mundo que a rodeia. Mundo este, onde ela forçosamente terá que se integrar e interagir.

Segundo Filliozat (2000) no período de latência, sensivelmente entre os seis e os dez anos, a criança está psicologicamente preparada para fazer importantes aprendizagens através da actividade lúdica, com vivências em grupo, tendo por isso que obedecer a regras do jogo social.

Os jogos contribuem significativamente para a educação das crianças pois, têm uma elevada função pedagógica. Estes desenvolvem uma dinâmica social no grupo, contribuem para o equilíbrio emocional, base indispensável a qualquer aprendizagem; fazem compreender princípios de cordialidade e respeito pelos outros e contribuem para a aprendizagem do respeito das regras do jogo desenvolvendo o gosto pelo conhecimento de uma forma lúdica.
Através do jogo a criança estimula as suas capacidades e o seu poder criativo indispensável ao desenvolvimento da personalidade. Além disso, o jogo pode resolver problemas, como por exemplo auxiliar a ultrapassar a inadequação social, desenvolvendo a cooperação, a sensibilidade, implicando confiança, promovendo a comunicação afectiva e a interdependência, ajudando a resolver hostilidades e barreiras. Para Chateu (1967: 20), «Perguntar à criança por que joga, é perguntar por que é criança».

A actividade lúdica tem uma grande importância no desenvolvimento geral da criança, nomeadamente, no controle físico e motor e até no equilíbrio emocional. Carlos Neto (1997: 11) citando na sua obra Kytta refere que «O papel de actividades de exploração do envolvimento físico é especialmente importante para as crianças até aos nove/dez anos de idade no sentido da organização de um sistema coordenado de referências».
Considerando o jogo de um ponto de visto psicopedagógico, valoriza-se este como um elemento favorecedor de todo o tipo de aprendizagens. O jogo proporciona às crianças uma grande variedade de experiências e de estímulos. Tornando a actividade lúdica num elemento essencial à prática educativa.

Quando uma criança desenha está a expressar-se, está de certo modo, a comunicar, os traços desenhados assinalam a sua maneira de ser, de agir e de pensar. São no sentido próprio e no sentido figurado a assinatura da sua existência. Os signos utilizados no desenho nascem de uma viagem interior que se encontra no seio da consciência individual de numerosas experiências, que ajudam na construção do conhecimento. A aprendizagem do desenho é ao mesmo tempo, uma aprendizagem motora, um exercício do gesto. Foi através da elaboração de desenhos e textos que as crianças transmitiram aquilo que sentiram no decorrer dos jogos, uma vez que esta é a melhor maneira que as crianças têm de transmitir aquilo que sentem e vivem.

2 comentários:

Anónimo disse...

obrigado pela criação do bLog.
desde já agradeço pela ajuda que indirectamente me ofereceu para a realização de um trabalho.

Obrigado

Anónimo disse...

Olá... desde ja agradeço a criação deste belo blog, pois facilitou a realização de um trabalho de final de curso, a PAP. Frequento o curso de animador sociocultural e estou a duas semanas de terminar a escola e começar o meu estágio!

Estou com algum receio, mas tenho esperança que tudo corra bem!

Obrigada

Inês Oliveira, Barcelos