Segundo Filliozat (2000) no período de latência, sensivelmente entre os seis e os dez anos, a criança está psicologicamente preparada para fazer importantes aprendizagens através da actividade lúdica, com vivências em grupo, tendo por isso que obedecer a regras do jogo social.
Os jogos contribuem significativamente para a educação das crianças pois, têm uma elevada função pedagógica. Estes desenvolvem uma dinâmica social no grupo, contribuem para o equilíbrio emocional, base indispensável a qualquer aprendizagem; fazem compreender princípios de cordialidade e respeito pelos outros e contribuem para a aprendizagem do respeito das regras do jogo desenvolvendo o gosto pelo conhecimento de uma forma lúdica.
Através do jogo a criança estimula as suas capacidades e o seu poder criativo indispensável ao desenvolvimento da personalidade. Além disso, o jogo pode resolver problemas, como por exemplo auxiliar a ultrapassar a inadequação social, desenvolvendo a cooperação, a sensibilidade, implicando confiança, promovendo a comunicação afectiva e a interdependência, ajudando a resolver hostilidades e barreiras. Para Chateu (1967: 20), «Perguntar à criança por que joga, é perguntar por que é criança».
A actividade lúdica tem uma grande importância no desenvolvimento geral da criança, nomeadamente, no controle físico e motor e até no equilíbrio emocional. Carlos Neto (1997: 11) citando na sua obra Kytta refere que «O papel de actividades de exploração do envolvimento físico é especialmente importante para as crianças até aos nove/dez anos de idade no sentido da organização de um sistema coordenado de referências».
Considerando o jogo de um ponto de visto psicopedagógico, valoriza-se este como um elemento favorecedor de todo o tipo de aprendizagens. O jogo proporciona às crianças uma grande variedade de experiências e de estímulos. Tornando a actividade lúdica num elemento essencial à prática educativa.
2 comentários:
obrigado pela criação do bLog.
desde já agradeço pela ajuda que indirectamente me ofereceu para a realização de um trabalho.
Obrigado
Olá... desde ja agradeço a criação deste belo blog, pois facilitou a realização de um trabalho de final de curso, a PAP. Frequento o curso de animador sociocultural e estou a duas semanas de terminar a escola e começar o meu estágio!
Estou com algum receio, mas tenho esperança que tudo corra bem!
Obrigada
Inês Oliveira, Barcelos
Enviar um comentário