O Animador Sociocultural
O animador é um técnico multifacetado, sendo a sua área de intervenção muito diversa. Neste sentido optou-se por definir o papel do animador sociocultural, no geral, para depois definir o papel do animador no contexto específico do Projecto - Jogos Escolares / CME 2006 - animador desportivo.
Assim como surgem variadíssimas definições de animação, também surgem muitas definições de animador, que apesar de diferentes na forma de definir, são muito idênticas na maneira de actuar.
Entre as múltiplas definições que existem sobre o animador sociocultural, Ander-Egg (1988), define-o como «… pessoa capaz de estimular a participação activa de gente e de insuflar um maior dinamismo sociocultural, tanto no individual como no colectivo».
O animador enquadra-se em quase todos os projectos sociais/culturais, fazendo parte do desenvolvimento comunitário, sendo um criador e um cauteloso provocador de vontades, capaz de se adequar aos diversos contextos sociais/institucionais e espaciais, em que se insere. O animador deve ser um agente de desenvolvimento dos indivíduos e grupos, onde a sua acção se caracteriza sobre uma escala de valores, princípios responsabilidades e técnicas profissionais que estão dirigidas a efectuar programas de actividades de interesses múltiplos (turísticos, de intercâmbios, culturais e sociais, ecológicos, artísticos manuais, intelectuais e desportivos).
É pois, uma pessoa capaz de estimular a participação activa de pessoas ou grupos, de proporcionar acessória técnica ao grupo ou comunidade, de promover o maior e melhor acesso à cultura, uma melhor educação.
Em suma o animador deve usar todos os métodos e técnicas para criar satisfação, bem-estar social e cultural na sociedade onde se insere.
Existem dois tipos de animador: o voluntário e o profissional, tendo tarefas como animador difusor, coordenador e monitor de grupo. E como refere Quintas/Sanchez (1999: 44), «O animador não nasce, faz-se».
O Animador Desportivo
O animador desenvolve programas de actividades de interesses múltiplos, no contexto específico do presente projecto, o animador desenvolveu um programa no âmbito da animação desportiva e tempos livres. Dai a pertinência da caracterização do animador desportivo.
Definir animador desportivo, tal com definir animador e animação, não é uma tarefa fácil. O facto de juntar, o desporto que, em algumas situações, ainda é visto como algo supérfluo e com pouca credibilidade, e a animação que, por vezes, surge associada a uma actividade desorganizada e com um carácter menos sério. Torna ainda mais difícil a tarefa de definir animador desportivo.
Um animador desportivo deve ser alguém que possua formação no âmbito da animação e no âmbito desportivo, sendo esse o resultado da interligação dos técnicas e metodologias de ambas áreas. Deve falar-se do animador desportivo como uma figura fulcral no âmbito desportivo e cultural, como um dinamizador, um moderador, um estimulador, que oferece diferentes opções de jogos e outras actividades e que equilibra as necessidades e possibilidades dos participantes.
O animador desportivo procura incutir nos participantes nos programas da animação o prazer pela actividade física, a recreação e o lazer, diferenciando-se do treinador desportivo por não impor regras, elevados aspectos técnicos e tácticos, exigir progressões rígidas, selectivas e elitistas.
Na perspectiva de Soria e Cañellas (1998: 64), acção do animador desportivo desenvolve-se em três vertentes:
Função de agente-modelo social;
Função relacional;
Função de técnico desportivo.
Considera-se o animador desportivo como agente-modelo social sempre que intervêm no âmbito social, melhorando e modificando as atitudes sociais. Mas para se atingir estes objectivos é necessário criar um espírito de interesse e prazer no grupo e pela actividade. O animador é uma fonte de exemplo social, estando sempre sobre observação, interpretação e avaliação.
O animador é um técnico multifacetado, sendo a sua área de intervenção muito diversa. Neste sentido optou-se por definir o papel do animador sociocultural, no geral, para depois definir o papel do animador no contexto específico do Projecto - Jogos Escolares / CME 2006 - animador desportivo.
Assim como surgem variadíssimas definições de animação, também surgem muitas definições de animador, que apesar de diferentes na forma de definir, são muito idênticas na maneira de actuar.
Entre as múltiplas definições que existem sobre o animador sociocultural, Ander-Egg (1988), define-o como «… pessoa capaz de estimular a participação activa de gente e de insuflar um maior dinamismo sociocultural, tanto no individual como no colectivo».
O animador enquadra-se em quase todos os projectos sociais/culturais, fazendo parte do desenvolvimento comunitário, sendo um criador e um cauteloso provocador de vontades, capaz de se adequar aos diversos contextos sociais/institucionais e espaciais, em que se insere. O animador deve ser um agente de desenvolvimento dos indivíduos e grupos, onde a sua acção se caracteriza sobre uma escala de valores, princípios responsabilidades e técnicas profissionais que estão dirigidas a efectuar programas de actividades de interesses múltiplos (turísticos, de intercâmbios, culturais e sociais, ecológicos, artísticos manuais, intelectuais e desportivos).
É pois, uma pessoa capaz de estimular a participação activa de pessoas ou grupos, de proporcionar acessória técnica ao grupo ou comunidade, de promover o maior e melhor acesso à cultura, uma melhor educação.
Em suma o animador deve usar todos os métodos e técnicas para criar satisfação, bem-estar social e cultural na sociedade onde se insere.
Existem dois tipos de animador: o voluntário e o profissional, tendo tarefas como animador difusor, coordenador e monitor de grupo. E como refere Quintas/Sanchez (1999: 44), «O animador não nasce, faz-se».
O Animador Desportivo
O animador desenvolve programas de actividades de interesses múltiplos, no contexto específico do presente projecto, o animador desenvolveu um programa no âmbito da animação desportiva e tempos livres. Dai a pertinência da caracterização do animador desportivo.
Definir animador desportivo, tal com definir animador e animação, não é uma tarefa fácil. O facto de juntar, o desporto que, em algumas situações, ainda é visto como algo supérfluo e com pouca credibilidade, e a animação que, por vezes, surge associada a uma actividade desorganizada e com um carácter menos sério. Torna ainda mais difícil a tarefa de definir animador desportivo.
Um animador desportivo deve ser alguém que possua formação no âmbito da animação e no âmbito desportivo, sendo esse o resultado da interligação dos técnicas e metodologias de ambas áreas. Deve falar-se do animador desportivo como uma figura fulcral no âmbito desportivo e cultural, como um dinamizador, um moderador, um estimulador, que oferece diferentes opções de jogos e outras actividades e que equilibra as necessidades e possibilidades dos participantes.
O animador desportivo procura incutir nos participantes nos programas da animação o prazer pela actividade física, a recreação e o lazer, diferenciando-se do treinador desportivo por não impor regras, elevados aspectos técnicos e tácticos, exigir progressões rígidas, selectivas e elitistas.
Na perspectiva de Soria e Cañellas (1998: 64), acção do animador desportivo desenvolve-se em três vertentes:
Função de agente-modelo social;
Função relacional;
Função de técnico desportivo.
Considera-se o animador desportivo como agente-modelo social sempre que intervêm no âmbito social, melhorando e modificando as atitudes sociais. Mas para se atingir estes objectivos é necessário criar um espírito de interesse e prazer no grupo e pela actividade. O animador é uma fonte de exemplo social, estando sempre sobre observação, interpretação e avaliação.
2 comentários:
Muitos Parabéns por este espaço e principalmente por desenvolveres um trabalho que relacione a animação cultural com o desporto. Quando realizei o meu projecto de 5º ano, uma das coisas que detectei foi a falta de informação relacionando essas duas componentes da Animação. Este espaço só confirma o que já se sabia, ou seja, que és um excelente Animador! Será que também é derivado aos Veteranos que tiveste? Abraço e Continuação de bom trabalho
olá!
o meu nome é liliana e estou a terminar o curso de animação sociocultural/desporto em Nisa.
Posso dizer que sou uma apaixonada pela animação.
para mim ser animador é "estar lá", ter olho clinico para observar tudo o que nos rodeia e poder actuar conforme o necessario.
é ser humano, é saber pensar no outro como alguém igual!! mas no fundo acredito que é sermos nós próprios. pois um animador já nasce com esse espirito. só tem de descobri-lo e aprende-lo a usar!!
o meu trabalho final de curso é sobre gravidez na adolescência. tenho um blog sobre o tema. agradecia a sua visita e quem sabe um comentário relacionado com a animação e a gravidez na adolescencia... http://arriscarsermaenaadolescencia.blogspot.com
Enviar um comentário