É conhecida a importância da instituição escolar no processo de aprendizagem de valores, da educação técnica, social e moral no indivíduo. Sendo que a disciplina de Educação Física, têm um papel fulcral na transmissão desses valores, uma vez que é dinamizada numa idade muito importante da definição da personalidade, criando desde cedo os hábitos desportivos, e é o sector desportivo que dinamiza mais actividades dirigidas à faixa etária dos 5 aos 16 anos.
A ligação entre as tradicionais aulas de Educação Física e a animação desportiva deverá ser feita de uma forma harmoniosa, servindo a segunda para complementar a primeira. Seguindo o exemplo do desporto escolar, verificamos que este surge como o resultado dos ensinamentos proporcionados pelo primeiro, mas sem a pressão da avaliação quantitativa, possibilitando ao participante uma actividade onde predomina o prazer e a recreação. Sendo que, o actual quadro do desporto escolar derivou para um clima mais próximo do treino desportivo, retirando-lhe a componente edonística original da animação desportiva.
Segundo Lima (1994), a animação desportiva nas instituições escolares (desde o 1º ciclo ao secundário) pode ser realizada em vários campos:
Actividades de animação desportiva escolar extraordinárias nos períodos de férias dos alunos, quer para finalizar os períodos escolares quer para dar continuidade às actividades realizadas durante as aulas;
Actividades regulares em que voluntariamente os alunos participam com alguma frequência;
Actividades mistas, que como o próprio nome indica, misturam as duas anteriores (ex. torneios inter-turmas, que decorrem, por vezes durante as aulas ou nos espaços livres).
No decorrer do programa curricular da Educação Física, devem cada vez mais surgir aproximações à animação, à educação e à recreação, utilizando características principais de todas. É importante a necessidade de programar actividades que abranjam todos os grupos dentro das escolas e todas as escolas do mesmo ciclo, com o intuito de estimular uma melhor e maior prática da actividade desportiva, oferecendo inúmeras alternativas à tradicional disciplina e conjugando todas as técnicas para que se consiga concretizar a abrangência pretendida.
A ligação entre as tradicionais aulas de Educação Física e a animação desportiva deverá ser feita de uma forma harmoniosa, servindo a segunda para complementar a primeira. Seguindo o exemplo do desporto escolar, verificamos que este surge como o resultado dos ensinamentos proporcionados pelo primeiro, mas sem a pressão da avaliação quantitativa, possibilitando ao participante uma actividade onde predomina o prazer e a recreação. Sendo que, o actual quadro do desporto escolar derivou para um clima mais próximo do treino desportivo, retirando-lhe a componente edonística original da animação desportiva.
Segundo Lima (1994), a animação desportiva nas instituições escolares (desde o 1º ciclo ao secundário) pode ser realizada em vários campos:
Actividades de animação desportiva escolar extraordinárias nos períodos de férias dos alunos, quer para finalizar os períodos escolares quer para dar continuidade às actividades realizadas durante as aulas;
Actividades regulares em que voluntariamente os alunos participam com alguma frequência;
Actividades mistas, que como o próprio nome indica, misturam as duas anteriores (ex. torneios inter-turmas, que decorrem, por vezes durante as aulas ou nos espaços livres).
No decorrer do programa curricular da Educação Física, devem cada vez mais surgir aproximações à animação, à educação e à recreação, utilizando características principais de todas. É importante a necessidade de programar actividades que abranjam todos os grupos dentro das escolas e todas as escolas do mesmo ciclo, com o intuito de estimular uma melhor e maior prática da actividade desportiva, oferecendo inúmeras alternativas à tradicional disciplina e conjugando todas as técnicas para que se consiga concretizar a abrangência pretendida.
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