segunda-feira, 29 de junho de 2009

Animação Socioeducativa

Segundo Quintas (1998: 45-46) a animação possui quatro modalidades: a educativa, a social, a cultural e a económica. No contexto da animação desportiva e tempos livres das crianças interessa-nos falar essencialmente das duas primeiras modalidades mencionadas. No âmbito da modalidade educativa a animação entende-se como uma acção educativa não formal que contribui para o amadurecimento físico e psíquico das crianças. Através da modalidade social pretende-se superar desigualdades sociais, ajudando os mais desfavorecidos, e promovendo as relações interpessoais.

As funções educativas que abarcam a educação não formal vão desde numerosos aspectos da educação permanente a tarefas de complementação da escola, desde actividades da pedagogia do ócio a outras relacionadas com a formação individual. (Ander- Egg, 1999: 31).

A animação socioeducativa, enquanto modalidade da animação sociocultural, e a educação não formal apresentam uma relação intrínseca, uma vez que a animação socioeducativa intervém, essencialmente com base na educação não formal, surgindo esta como estratégia complementar do sistema educativo, com uma acção educativa que deve ter como pressupostos básicos de actuação as regras, a ordem, a alegria, a socialização, a participação e a liberdade.

Segundo Jacinto Jardim (2002: 18) a animação através da sua função educativa pretende «promover, encorajar, despertar inquietações, motivar para a acção, fazer desabrochar potencialidades latentes em indivíduos, grupos e comunidades».

No âmbito da animação socioeducativa o animador desempenha o papel de educador, e a metodologia aplicada baseia-se na participação activa de todo o grupo. O animador trabalha baseando-se na animação socioeducativa, essencialmente, em movimentos educativos através de programas e actividades extra-escolares.

1 comentário:

Anónimo disse...

Ola boa tarde
Eu ando no curso Apoio Psicossocial e tenho a disciplina de Animação SOciocultural e cm nao encontro grande informação nem actividades gostaria de saber se é possivel mandarem para o meu mail alguma informação e actividades.
Agradeçia muito

o meu mail é
catia_jacinto@hotmail.com

Comprimentos