terça-feira, 19 de maio de 2009

O Animador e o Idoso

No ano de 1993, a Comissão Europeia para o Desenvolvimento das Nações proclamou, com bastante ênfase, com felicidade exultante, a necessidade de "Solidariedade entre as gerações".
O conceito de envelhecimento activo, criado pela Organização Mundial de Saúde, em 1997, que tem por base o princípio de permitir aos idosos que permaneçam integrados e motivados na vida laboral e social, parece ser uma solução encontrada, tomando-se indispensável difundir e implementar as medidas.
Os problemas que tradicionalmente têm atacado os Serviços Sociais não se têm dado nem se dão como feitos isolados que requerem, por tanto, soluções individuais, mas que têm a sua origem nas condições sociais gerais de uma comunidade, e na modificação dessas condições é onde está o verdadeiro e autêntico objectivo de qualquer trabalhador/educador comunitário.
"Qualquer intervenção social estabelecida desde um paradigma crítico deve redundar positivamente na comunidade global e nos seus diferentes sectores" (Render, 1981). Por isso, ao falar-se de serviços sociais, deveria falar-se de serviços comunitários: informação, orientação, assistência, animação; são elementos válidos para o trabalho comunitário.
Os serviços sociais e os seus profissionais, os trabalhadores sociais têm a obrigação de contactar com outros educadores sociais (animadores) e actuarem, com e sobre uma comunidade em sentido dialéctico-crítico. A própria comunidade e os seus cidadãos, devem tomar consciência dos factores e elementos que condicionam as suas carências, analisar essas causas e propor estratégias de solução para a mudança social.
O Ócio e a cultura distinguem claramente duas subáreas: propiciar a auto realização pessoal através da aproximação do património histórico e cultural e consciencializar a sociedade sobre a necessidade de valorizar os aspectos positivos da terceira idade e eliminar estereótipos negativos. Para além das residências, incorporam-se os centro de dia, estabelecimentos públicos destinados a facilitar a convivência e a propiciar a participação e integração social das pessoas que reúnam as condições para ser beneficiárias dos mesmos. Tanto nos centros de dia como nas aulas culturais os idosos poderão fomentar as relações intergeracionais e interpessoais, potenciar a auto-estima, ampliar a sua participação comunitária, desenvolver a capacidade criativa e adquirir uma formação de base para poder utilizar os bens culturais da comunidade (Froufe, 1995 ).
O objectivo principal é conseguir que os idosos sejam cidadãos capazes de intervir na gestão comunitária. É neste ponto que a animação cultural tem o seu principal fundamento, ou seja, o de fazer com que os idosos se tomem cidadãos conscientes e participativos no que os rodeia.
Assim, qualquer projecto que queira actuar na animação de idosos deve ter em conta os seguintes propósitos, segundo Orte e March (1995):

-» Facilitar o acesso dos idosos a cursos de formação;
-» Possibilitar a realização de actividades socioculturais;
-» Propor medidas de classificação dos serviços e programas dirigidos aos idosos;
-» Facilitar uma positiva utilização do tempo livre;
-» Possibilitar uma gestão democrática dos Centros;
-» Criar projectos que visem a participação comunitária dos idosos;
-» Garantir a cobertura económica dos programas dirigidos aos idosos.

Pode-se afirmar que a Animação Sociocultural é, antes de tudo, um projecto de intervenção para motivar e estimular um colectivo, para que este seja capaz de iniciar os seus próprios desenvolvimentos culturais e comunitários. Evidentemente que com estas premissas estamos a falar de uma animação sociocultural para pessoas idosas, tanto ao nível comunitário como ao nível cultural. Se uma comunidade é entendida como parte do tecido social que se situa entre os indivíduos (neste caso os idosos) na sociedade, crê-se que o fim de qualquer comunidade é, precisamente, proporcionar a comunicação e a participação de todos os seus membros.
Os animadores têm assim um papel importantíssimo na animação com idosos ao nível comunitário para:
a) Analisar e estudar a interacção dos idosos;
b) Planificar projectos, programas e actividades, etc., conjuntamente com os diversos grupos sociais
c) Utilizar qualquer recurso formativo, institucional ou não no campo da educação formal e não formal;
d) Avaliar as práticas e os projectos realizados de forma a corrigir possíveis erros.

1 comentário:

Unknown disse...

Olá Bruno,

Estão abertas as inscrições para o I CONCURSO NACIONAL "MELHOR BLOG DE ANIMAÇÃO SOCIOCULTURAL 2009", uma organização da Direcção Nacional da APDASC. Todas as informações podem ser encontradas no blog oficial do concurso em http://melhorblogasc2009.blogspot.com/.

O teu blog pode concorrer à categoria de "Melhor Blog Individual".

Conto com a tua participação!

Carlos Costa