segunda-feira, 17 de novembro de 2008

PEAS 2008 - Projectos e Experiências em Animação Sociocultural

A APDASC (Associação Portuguesa para o Desenvolvimento da Animação Sócio-Cultural) – DRLVT (Delegação Regional de Lisboa a Vale do Tejo) vai organizar o evento PEAS 2008 – Projectos e Experiências em Animação Sociocultural, que irá realizar-se no dia 10 de Dezembro 2008 – 4º feira, no auditório do IPJ (Instituto Português da Juventude) em Santarém, na parte da manhã, e nas instalações da Escola Superior de Educação de Santarém, na parte da tarde.
O programa do evento será o seguinte:
Manhã: Comunicações no Auditório do IPJ

09.00h - Recepção de Participantes

09.30h - Sessão de Abertura

09.50h – Apresentação da APDASC e da DRLVT– Carlos Costa, Animador Sociocultural na Biblioteca Ferreira de Castro em Oliveira de Azeméis e Presidente da Direcção Nacional da APDASC;

10.20h – Projectos de Animação Lúdico-Desportiva – Bruno Alves, Presidente da direcção da APDASC-DRLVT e Animador Sociocultural na Câmara Municipal do Entroncamento; e Mário Santos, Técnico de Desporto na Câmara Municipal do Cartaxo.

10.50h – Animação Sociocultural na Europa – Programa Leonardo da Vinci – Carlos Colaço, Vice-presidente da direcção da APDASC-DRLVT e Animador Sociocultural; Marisa Leitão, membro da APDASC-DRLVT e Animadora Sociocultural; e Ana Ferreira, Socióloga e Project Manager Leonardo da Vinci na Associação Rota Jovem (Cascais).

11.20h - Coffee Break

11.30h – Projectos de Animação de Tempos Livres com crianças – Vera Duarte, Presidente da Assembleia-Geral da APDASC-DRLVT e Animadora Sociocultural na CASBA – Arcena; e Nuno Copa, Animador Sociocultural na Associação Juvenil de Peniche.

12.00h – Projectos de Animação em Interculturalidade – Rúben Marques, Vice-Presidente da Assembleia-Geral da APDASC-DRLVT e Animador Sociocultural no Museu Municipal de Arqueologia da Amadora; e Carina Rino, Professora do 1ºCiclo EB e representante da AFS-Intercultura Portugal.

12.30h às 13.00h – Período para intervenções dos participantes

Tarde: Oficinas de Animação na ESESantarém

15.00h às 19h00h - "O Talego Contador" - Dinamizada por Joaninha Duarte (Contadora de Histórias)

15.00h às 16.30h - "Escrita, Corpo e Movimento" - Dinamizada por Ana da Silva, António Mesquita Guimarães e Teresa Sá (Docentes da ESES)

15.00h às 16.30h - "Oficina da Voz" - Dinamizada por Maria João Veloso (Membro da APDASC-DRLVT, Animadora Sociocultural e Professora de Música no Conservatório das Caldas da Rainha)

15.00h às 16.30h - "Oficina de Dança" - Dinamizada por João Tiago Fernandes (Membro da APDASC-DRLVT, estudante do curso de ACEC e Bailarino do Programa "Dança Comigo" RTP)

15.00h às 16.30h - " Cine-Fórum Interculturalidade" - Dinamizada por Carlos Costa (Presidente da Direcção Nacional da APDASC)

Informações adicionais: As inscrições são grátis e estarão abertas até dia 9 de Dezembro. Podem ser efectuadas nas instalações da ESES – Escola Superior de Educação de Santarém, enviadas por e-mail (del.lvt@apdasc, brunomoita10@gmail.com , animadorcultural@sapo.pt) ou através dos números de telemóvel (917146257 – Bruno Alves, 917421434 – Carlos Colaço).

terça-feira, 4 de novembro de 2008

Acção de Formação - Programação e avaliação de actividades lúdicas, artísticas e sociais

Nos dias 26, 27 e 28 Novembro 2008 (das 20h às 23h), irá decorrer na Sede do Corpo Nacional de Escutas, Agrupamento 24, Vila de Cucujães, a Acção de Formação "Programação e avaliação de actividades lúdicas, artísticas e sociais".
"A prática da programação de actividades artísticas, lúdicas e sociais assume um carácter transversal em muitas profissões, no entanto é muitas vezes executada em mundos à parte daqueles para as quais se destinam. Como evitar programas fracassados e garantir o sucesso daquilo que é planificado? Como dar um “chuto” em programas clássicos e começar a inovar? Como avaliar correctamente um programa de actividades ou uma actividade?(...)".

Destinatários: Animadores/as Socioculturais; Educadores/as Sociais; Educadores/as de Infância; Assistentes Sociais; Dirigentes associativos; Monitores/as de tempos livres; Organizadores/as de eventos; Professores/as e outros/as profissionais das áreas cultural, social e educativa.
Preço: 50 euros