sexta-feira, 1 de agosto de 2008

O Animador Sociocultural

Animador é aquele que tendo recebido uma formação específica, realiza tarefas e actividades de animação.
Deve ser capaz de elaborar e executar um plano de animação numa comunidade, instituição ou organismo utilizando actividades recreativas, culturais e/ou desportivas visando em última análise, o desenvolvimento das potencialidades dos elementos dessa comunidade de forma a tornarem-se agentes transformadores do seu meio.
O animador estimula a participação activa das pessoas e promove um maior dinamismo sócio-cultural, tanto a nível individual, como a nível colectivo.
Actua como um catalisador que desencadeia e anima processos, cujo protagonismo se procura que corresponda, fundamentalmente, a iniciativas das mesmas pessoas.
Proporciona também uma acessoria técnica, para que o grupo encontre resposta às suas necessidades e problemas e se capacite para organizar e conduzir as suas próprias actividades.

Perfil:
O perfil do Animador está interligado com a ideia de que irá animar pessoas com a sua vivacidade, criatividade e técnica.
Porém, o seu perfil deve reunir muitas outras características que o definem enquanto profissional especializado:
- Deve ter boas iniciativas de modo a impulsionar os outros, proporcionando uma maior participação e organização na vida do grupo;- O Animador deverá possuir certas qualidades que são imprescindíveis para o seu bom desempenho, tais como: a criatividade, o empenho, a alegria, a vivacidade, a persuasão, a tomada de iniciativa, a boa comunicação e o entusiasmo;
- Este profissional não é um simples organizador de passatempos, mas possui uma certa difusão cultural, de modo a dar o devido valor à cultura no mundo dos tempos livres;
- Participa na educação global que tem como finalidade desenvolver actividades que são destinadas a todos os membros da sociedade, nomeadamente nos aspectos: sócio-educativo, cultural e desportivo;
- Este tipo de profissionais devem possuir um espírito de cooperação e ser capaz de propor sem impor, e, acima de tudo deverão ter consciência da divisão das responsabilidades.
Em suma, o Animador deve possuir uma boa cultura geral; uma formação especializada; ser muito responsável nas decisões a tomar; um espírito bastante aberto, crítico e adaptável a novas situações.

Papel do Animador Sociocultural:
Os principais elementos que caracterizam o papel do Animador são:
- O facto de ser um agente social pois trabalha com grupos ou colectividades;
- É um educador porque dinamiza, mobiliza e pretende suscitar uma troca de atitudes, desde a passividade à forte crítica;
- É um relacionador capaz de estabelecer uma boa comunicação entre as pessoas, grupos, comunidades, instituições sociais, etc.
- Conseguir relacionar-se com diversos grupos e ajudá-los a resolver conflitos e a encontrar objectivos comuns;
- Elaborar um projecto, desde a definição do problema à concretização dos objectivos que se pretendem alcançar a curto, médio e longo prazo;
- Deverá levar a cabo o projecto com a colaboração prevista, no tempo determinado e com os meios necessários.

2 comentários:

Anónimo disse...

Qual é a formação necessária para se ser animador socio-cultural?
Por favor respondam rapidamente preciso desta informação para um trabalho.

Anónimo disse...

Oi Bruno,

Por favor, responda ao meu e-mail, onde peço seu auxílio para estudar para a prova do SESC/Animador Cultutal...

Aguardo seu retorno.
Um abraço.

Viviane