Na elaboração e implementação de um projecto de animação desportiva e tempos livres, tem que haver respeito pelas necessidades do desenvolvimento da criança, neste caso, com idades compreendidas entre os seis e os dez/doze anos. Há que ter em conta o ponto de vista do desenvolvimento cognitivo, e o ponto de vista do desenvolvimento emocional, e o ponto de vista da relação social. Procurando-se desta forma, respeitar o ritmo da criança e as suas motivações.
O processo de socialização da criança está intimamente ligado à entrada na escola, pois é desta forma que ela passa a ter um maior horizonte social. Ela começa a aperceber-se que pode fazer parte de vários grupos e começa a classificá-los e a distingui-los. No início da sua escolarização, a crianças passa por algo como um «choque», pois passa de um meio afectivo para outro onde tem de movimentar-se por entre «iguais» e embora se encontre capaz para enfrentar essa situação, isso causa sempre alguns distúrbios emocionais. Embora, muitas das vezes essa transição do meio familiar para o escolar, decorre normalmente sem grandes problemas, acabando por haver uma inserção. A criança começa a saber contar com os outros.
Segundo Piaget, a criança vai desenvolvendo a sua estrutura mental por estádios, o que possibilita o processamento da informação que vai recebendo, actuando sobre essa mesma informação consoante a sua idade, já que aquelas estruturas são processos intelectuais que variam com a idade. Há, pois uma orientação evolutiva nos conceitos apresentados por Piaget.
Devido aos esquemas mentais a criança começa a compreender a relação entre a parte e o todo, e a noção de tempo e de espaço. A criança entende por esta altura que o seu pai também é filho.
Para Marques (1997: 66), referenciando Piaget, «Dos sete aos onze anos, as crianças encontram-se no estádio das operações concretas e começam a manifestar a capacidade para efectuarem operações que exijam reversibilidade. Nesta fase, a maneira como as crianças encaram as regras do jogo caracteriza-se pelo respeito unilateral das regras».
A criança pode de uma forma calma e com disponibilidade interior, desenvolver competências e fazer aprendizagens diversas, sejam elas: escolares, sociais ou culturais. Segundo Filliozat (2000) no período de latência a criança está preparada para fazer grandes aprendizagens através da actividade lúdica. Por esta altura torna-se importante a vivência em grupo e a obediência a regras do jogo social.
Uma outra grande aprendizagem é a compreensão dos papéis sexuais, isto é, o que é ser mulher ou homem, na sociedade que vive. Segundo Pedro Strech (2001: 71), «Passamos da fase de quererem saber como nascem os bebés, para desejarem saber o que se passa com os animais, quais são os maiores rios, as questões da natureza, as curiosidades sobre História, o gosto de ler, pintar, aprenderem música, fazerem desporto, coleccionarem cromos, integrarem actividades extracurriculares, brincarem a jogos com nomes de cidades, marcas de carro, manifestarem o desejo de convidar amigos para dormir lá em casa, terem prazer em organizar as festas de anos com colegas da escola. É também uma altura de preocupação de ordem mais transcendente, como as religiosas, as perguntas de como apareceu o mundo, ou do contacto realista com a ideia de morte como algo universal e irreversível.»
Ainda segundo Pedro Strecht (2001: 72) «é muito comum as raparigas organizarem-se preferencialmente com grupos de outras meninas, marcando dessa forma preferência por determinado tipo de brincadeiras, linguagem gestual, investimento corporal, entre outras. Os rapazes também».
Freud designa como período de latência a fase em que a criança procura de uma forma discreta, identificar-se com a imagem social correspondente ao seu sexo, dando assim relevo à sua evolução psíquica.
A criança encontra-se em desenvolvimento, o que quer dizer que está a assimilar a realidade e se está acomodando a ela por etapas sucessivas e de uma forma cada vez mais próxima dos padrões do adulto.
Durante o desenvolvimento da criança e a sua actividade lúdica existem comportamentos e atitudes significativos, que o animador deverá conhecer e interpretar para que, mais facilmente, possa contribuir para o seu desenvolvimento e satisfação lúdica.
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