quarta-feira, 31 de janeiro de 2007

Seminário de Animação Lúdico-Desportiva - Exemplo de um Projecto de Intervenção - Jogos Escolares / CME 2006


No passado dia 25 de Janeiro de 2007 - 5ª Feira, realizou-se um Seminário de Animação Lúdico-Desportiva na Escola Superior de Educação de Santarém, sobre o tema: Exemplo de um Projecto de Animação-Lúdico Desportiva - Jogos Escolares / CME 2006.

O Seminário contou com a participação de 35 alunos do 3º ano de Curso de Animação Cultural e Educação Comunitária, e teve a duração de 2 horas.

A Apresentação dividiu-se em três partes:
  • Conceitos de Animação Desportiva, Animação Desportiva nas Autarquias e Animação Desportiva nas Escolas;
  • Projecto de Intervenção em Animação-Lúdico Desportiva - Jogos Escolares / CME 2006;
  • Por último, um periodo dedicado a questões e troca de ideias relacionadas com a temática.

Perante o número de participantes e o grau de interesse demonstrado pelos mesmos, podemos dizer que foi um sucesso, uma vez que permitiu que os alunos tivessem a visão prática e objectiva de todo o processo e etapas que conduzem a realização e implementação de um projecto de Animação Lúdico-Desportiva.

Ficou programada a realização de mais Seminários relacionados com temática, e no final surgiu o convite por parte do Docente da cadeira para que o prelector, Bruno Alves, colaborasse como Orientador ou Co-Orientador em futuros projectos a realizar pelos alunos nesta área de Intervenção - Animação Lúdico Desportiva, o qual foi, prontamente, aceite.

Foi sem dúvida, uma sessão muito rica em troca de experiências e que serviu como uma "janela" para os novos alunos em relação a projectos nesta área.

quinta-feira, 18 de janeiro de 2007

Jornadas de Animação Sociocultural 2007- JASC 2007

As Jornadas de Animação Sociocultural Cartaxo 2007, que tinham a sua realização marcada para o dia 3 de Maio - 5ª feira,tiveram de ser adiadas, devido a uma série de contratempos (relacionados com o calendário preenchido, com actividades nesta fase do ano, ficou em Stand-by).
As Jornadas pretendem tratar-se de um pequeno encontro entre animadores, educadores e outros profissionais e estudantes da área.
Caso surjam novidades seram publicadas neste Blog, por isso mantenham-se atentos...

Projecto TICJOVEM 2007

A Câmara Municipal do Cartaxo vai desenvolver, a partir do próximo mês de Fevereiro, o Projecto TICJOVEM 2007, que irá abranger todas as crianças entre os 8 e 12 anos, que frequentem as Escolas do Concelho. Este projecto irá estar a cargo Sector de Juventude e Tempos Livres da Autarquia, e será implementado pelos Animadores Culturais Bruno Alves e Sónia Mendão e pelo técnico de Informática Diogo Branco. De seguida fica uma breve caracterização do Projecto:
Denominação: TICJOVEM 2007 – Curso iniciação ás TIC para crianças e jovens do 1º e 2º ciclo do EB.

Concepção do projecto: Este projecto surge no seguimento da grande aposta que o governo e o país está efectuar nas Novas Tecnologias, e uma vez que é no 1º e o 2º ciclos onde começa a formação escolar do indivíduo, é por aqui que se deve iniciar o contacto das crianças e jovens com as TIC. A Câmara Municipal do Cartaxo pretende através deste projecto, proporcionar à população mais jovem um rápido acesso e conhecimento em relação ás TIC.

Público – Alvo: Crianças do 1º e 2 º ciclo do EB (entre os 8 e os 12 anos).

Locais da realização
· Espaço Internet – Casa Municipal da Juventude;
· Biblioteca Municipal do Cartaxo;
· Escolas.

Data de realização: O projecto decorrerá durante os meses de Janeiro, Fevereiro, Março, Abril e Maio de 2007, de 2ª a 6ª feira, consoante o horário e disponibilidade dos alunos. Sendo que cada turma terá uma aula por semana.

Meios de divulgação:
· Cartaz (colocar-se-ão cartazes pelas escolas, cidade e freguesias a divulgar as inscrições para o projecto);
· Desdobrável (serão distribuídos desdobráveis pelas escolas, cidade e freguesias com as inscrições para o projecto);
· Divulgação no site da Câmara Municipal do Cartaxo.
· Divulgação nos jornais locais e regionais.

Objectivos
· Promover nas crianças e jovens da cidade o interesse pelas TIC (Tecnologias de Informação e Comunicação);
· Fomentar a interacção e o desenvolvimento de competências relacionadas com as novas tecnologias;
· Promover a utilização de novas tecnologias como meio de formação complementar;
· Promover e certificar a aquisição de competências básicas em tecnologias de informação pelas crianças e jovens;
· Utilizar a educação não formal como complemento à educação formal, através da utilização das TIC;
· Aproximar as crianças e os jovens da sua cidade e os espaços relacionados com as TIC.

Programa:
Os conteúdos básicos programáticos serão os seguintes:
· Breve História das TIC
· Hardware
· Software – Microsoft Windows
· Ambiente de trabalho
· Microsoft Word
· Microsoft Powerpoint
· Microsoft Excel
· Internet Explorer

Modo de Funcionamento: O projecto decorrerá durante os meses de Fevereiro, Março, Abril e Maio de 2007, de 2ª a 6ª feira, consoante o horário e disponibilidade dos alunos. Serão criadas turmas (no mínimo de 4 alunos e no máximo 12 alunos), e as sessões terão a duração de 50m. Sendo que cada turma terá uma aula por semana.

quarta-feira, 17 de janeiro de 2007

Jantar de Natal de Antigos alunos da ESES


Jornadas de Animação Sociocultural "Caminhos da Animação" Beja

No final do mês de Março, nos dias 28 e 29 de Março, iram decorrer as Jornadas de Animação Sociocultural na Escola Superior de Educação de Beja, com o apoio da ANASC, intituladas " Caminhos da Animação". Para mais informações, visitem o Blog: http://anima-eseb.blogspot.com/, ou o site: http://caminhosdaanimacao.no.sapo.pt/.

segunda-feira, 8 de janeiro de 2007

Ano Novo, Dificuldades Velhas!

Este texto não pretende ser um texto negativo, pretende, isso sim servir de reflexão para uma realidade que todos nós jovens, à procura de um lugar ao sol, enfrentamos no início da nossa vida profissional, numa época em que as dificuldades são piores que nunca...
Eu quando olho à minha volta vejo, muitos amigos com potencialidades e cheios de vontade de começarem a implementar e trabalhar nos cursos que obtiveram, e depois vejo muitas pessoas cansadas, desmotivadas e algumas até ultrapassadas, que pedem quase por favor para que lhes dêem o merecido descanso, infelizmente, é este o país que temos, um país que esta sempre a dificultar a vida ao povo, e principalmente aos jovens, um país em que o melhor currículo e qualidade que se pode ter é o conhecido, factor C (Cunha), um país em que não se valoriza quem trabalha e se valoriza quem se acomodada e engraxa...
Quero com tudo isto apenas dizer para que todos nós jovens, não percamos a esperança e que continuemos a lutar pelos nossos sonhos e objectivos!
Mais directamente para nós animadores, devemos ser muito fortes, pois todos nós sabemos o país em que vivemos e as dificuldades que Animação Sociocultural enfrenta para se impôr, e continuar a trabalhar cada vez mais para afirmação da nossa profissão e dos nossos ideais...
Termino desejando a todos um Excelente Ano de 2007 cheios de paz e esperança
Bem Haja