A Câmara Municipal do Cartaxo vai desenvolver, a partir do próximo mês de Fevereiro, o Projecto TICJOVEM 2007, que irá abranger todas as crianças entre os 8 e 12 anos, que frequentem as Escolas do Concelho. Este projecto irá estar a cargo Sector de Juventude e Tempos Livres da Autarquia, e será implementado pelos Animadores Culturais Bruno Alves e Sónia Mendão e pelo técnico de Informática Diogo Branco. De seguida fica uma breve caracterização do Projecto:
Denominação: TICJOVEM 2007 – Curso iniciação ás TIC para crianças e jovens do 1º e 2º ciclo do EB.
Concepção do projecto: Este projecto surge no seguimento da grande aposta que o governo e o país está efectuar nas Novas Tecnologias, e uma vez que é no 1º e o 2º ciclos onde começa a formação escolar do indivíduo, é por aqui que se deve iniciar o contacto das crianças e jovens com as TIC. A Câmara Municipal do Cartaxo pretende através deste projecto, proporcionar à população mais jovem um rápido acesso e conhecimento em relação ás TIC.
Público – Alvo: Crianças do 1º e 2 º ciclo do EB (entre os 8 e os 12 anos).
Locais da realização
· Espaço Internet – Casa Municipal da Juventude;
· Biblioteca Municipal do Cartaxo;
· Escolas.
Data de realização: O projecto decorrerá durante os meses de Janeiro, Fevereiro, Março, Abril e Maio de 2007, de 2ª a 6ª feira, consoante o horário e disponibilidade dos alunos. Sendo que cada turma terá uma aula por semana.
Concepção do projecto: Este projecto surge no seguimento da grande aposta que o governo e o país está efectuar nas Novas Tecnologias, e uma vez que é no 1º e o 2º ciclos onde começa a formação escolar do indivíduo, é por aqui que se deve iniciar o contacto das crianças e jovens com as TIC. A Câmara Municipal do Cartaxo pretende através deste projecto, proporcionar à população mais jovem um rápido acesso e conhecimento em relação ás TIC.
Público – Alvo: Crianças do 1º e 2 º ciclo do EB (entre os 8 e os 12 anos).
Locais da realização
· Espaço Internet – Casa Municipal da Juventude;
· Biblioteca Municipal do Cartaxo;
· Escolas.
Data de realização: O projecto decorrerá durante os meses de Janeiro, Fevereiro, Março, Abril e Maio de 2007, de 2ª a 6ª feira, consoante o horário e disponibilidade dos alunos. Sendo que cada turma terá uma aula por semana.
Meios de divulgação:
· Cartaz (colocar-se-ão cartazes pelas escolas, cidade e freguesias a divulgar as inscrições para o projecto);
· Desdobrável (serão distribuídos desdobráveis pelas escolas, cidade e freguesias com as inscrições para o projecto);
· Divulgação no site da Câmara Municipal do Cartaxo.
· Divulgação nos jornais locais e regionais.
Objectivos
· Promover nas crianças e jovens da cidade o interesse pelas TIC (Tecnologias de Informação e Comunicação);
· Fomentar a interacção e o desenvolvimento de competências relacionadas com as novas tecnologias;
· Promover a utilização de novas tecnologias como meio de formação complementar;
· Promover e certificar a aquisição de competências básicas em tecnologias de informação pelas crianças e jovens;
· Utilizar a educação não formal como complemento à educação formal, através da utilização das TIC;
· Aproximar as crianças e os jovens da sua cidade e os espaços relacionados com as TIC.
Programa:
Os conteúdos básicos programáticos serão os seguintes:
· Breve História das TIC
· Hardware
· Software – Microsoft Windows
· Ambiente de trabalho
· Microsoft Word
· Microsoft Powerpoint
· Microsoft Excel
· Internet Explorer
Modo de Funcionamento: O projecto decorrerá durante os meses de Fevereiro, Março, Abril e Maio de 2007, de 2ª a 6ª feira, consoante o horário e disponibilidade dos alunos. Serão criadas turmas (no mínimo de 4 alunos e no máximo 12 alunos), e as sessões terão a duração de 50m. Sendo que cada turma terá uma aula por semana.
· Breve História das TIC
· Hardware
· Software – Microsoft Windows
· Ambiente de trabalho
· Microsoft Word
· Microsoft Powerpoint
· Microsoft Excel
· Internet Explorer
Modo de Funcionamento: O projecto decorrerá durante os meses de Fevereiro, Março, Abril e Maio de 2007, de 2ª a 6ª feira, consoante o horário e disponibilidade dos alunos. Serão criadas turmas (no mínimo de 4 alunos e no máximo 12 alunos), e as sessões terão a duração de 50m. Sendo que cada turma terá uma aula por semana.
Sem comentários:
Enviar um comentário