De sequida irei apresentar as definições de Difusão Cultural e Promoção Cultural, são conceitos diferentes, mas com pontos em comum.
Destes dois conceitos, destaco o de Promoção Cultural sendo na na minha perspectiva, fundamental em qualquer actividade de âmbito cultural, uma vez que se deve fazer um grande trabalho de Promoção e Divulgação de maneira a fazer chegar os bens culturais a todos os segmentos da sociedade.
A Difusão Cultural também é muito importante, mas está mais relacionada com os meios de representação dos bens e serviços culturais.
Difusão Cultural
Define-se como as diversas formas ou modalidades que pode assumir a transmissão e/ou representação dos bens e obras culturais, proporcionando as condições para que os possíveis utilizadores tenham acesso ao bem ou serviço cultural desejado.
A transmissão/comunicação das obras e bens culturais dá-se através do cinemas, livrarias, bibliotecas, museus, entre outros, sendo lugares onde, gratuitamente ou prévio certo pago, ou por meio de empréstimo, se estabelece o contacto entre o “bem cultural” e o “consumidor”. Por outro lado, a representação de obras culturais, cujo desfrute e gozo se limita geralmente a uma só ocasião, ocorre através de festivais, recitais, representações teatrais e cénicas, entre outras manifestações da mesma índole.
A transmissão/comunicação das obras e bens culturais dá-se através do cinemas, livrarias, bibliotecas, museus, entre outros, sendo lugares onde, gratuitamente ou prévio certo pago, ou por meio de empréstimo, se estabelece o contacto entre o “bem cultural” e o “consumidor”. Por outro lado, a representação de obras culturais, cujo desfrute e gozo se limita geralmente a uma só ocasião, ocorre através de festivais, recitais, representações teatrais e cénicas, entre outras manifestações da mesma índole.
Promoção Cultural
Não é suficiente oferecer serviços culturais, facilitar o acesso aos bens culturais, eliminar os obstáculos de ordem financeira, suprimir as teias de tipo social, favorecer as expressões artísticas, etc; também há que realizar previamente – ou simultaneamente – uma tarefa de promoção cultural. Esta consiste, fundamentalmente, em criar um “plus” de motivação pelo cultural, especialmente nos sectores menos interessados nas actividades culturais. As actividades de promoção cultural são absolutamente necessárias, já que uma política cultural não se pode conformar com chegar às minorias consumidoras de bens culturais; deve tratar de interessar à população na sua totalidade.
Fonte: O Léxico do Animador, de Ezequiel Ander- Egg
Sem comentários:
Enviar um comentário