quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Pingo - Espectáculo para o Público Sénior na BME

No dia 13 de Novembro 2008 - 5ª feira, irá ter lugar na Biblioteca Municipal do Entroncamento (instalada provisoriamente no Centro Cultural), o espectáculo: "Pingo".
Esta acção destina-se à População Sénior do concelho, através de inscrições gratuitas na Biblioteca Municipal do Entroncamento, do telefone 249720400, ou do email: biblioteca@cm-entroncamento.pt, até dia 7 de Novembro.
O espectáculo irá decorrer entre as 15h e as 16h, e terá uma lotação limitada de 80 espectadores.

O Pingo parte do projecto de teatralização de alguns conteúdos programáticos ligados à poupança e salubridade da água, precauções a tomar e a defesa do meio ambiente. Num mundo em que a água passou a ser o elemento mais precioso para a Humanidade, duas personagens interpelam o público de forma lúdica e divertida, repleta de magia e humor – recuperando as tradições orais de contar histórias – em torno dos vários conceitos inerentes à poupança da água, transmitidos como lendas, provérbios, ou até antigas estórias pitorescas vividas pelas personagens.

O evento é organizado pela Câmara Municipal do Entroncamento e a sua dinamização estará a cargo do Associação Cultural Bica Teatro.

Animação de Idosos de Luis Jacob

Aqui vai a sugestão de um livro precioso para técnicos que trabalham com idosos. Exercícios práticos e jogos de desenvolvimento.

Animação de Idosos de Luis Jacob

Podem aquiri-lo neste endereço: http://www.webboom.pt/ficha.asp?ID=157448

Para aqueles visitantes do Blog, que pedem que lhes sejam sugeridas actividades, mas não deixam o email.


quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Contos ComVida - Carlos Moreira

No dia 22 de Outubro 2008 - 4ª feira, irá ter lugar na Biblioteca Municipal do Entroncamento (instalada provisoriamente no Centro Cultural), o 1º dia do Projecto Contos ComVida, que consiste na realização de um conjunto de sessões com Contadores de Histórias, que visam despertar nas crianças o interesse pela leitura e pela escrita através do imaginário dos contos infantis, estreitando as relações com a comunidade escolar e tornando mais activo o papel da Biblioteca no desenvolvimento cultural e social das crianças do concelho.

Esta acção destina-se às crianças dos Jardins de Infância e Escolas de 1º ciclo EB do concelho, mediante marcação prévia, abrangendo cerca de 220 crianças, e será dividida em três sessões (10h30m»1h30m / 14h00m»15h00m / 15h30m» 16h30m), e consiste em trabalhar o conto na sua mais variada forma, utilizando recursos dramáticos e o próprio livro... Levar o público para o mundo imaginário do faz de conta e da brincadeira, explorando sensações e emoções, onde se brinca com a palavra falada, cantada, trava-línguas, magias e histórias.

O evento é organizado pela Câmara Municipal do Entroncamento e a sua dinamização estará a cargo do Contador de Histórias Carlos Moreira.

terça-feira, 7 de outubro de 2008

Resultados do 5º Inquérito do Blog

De seguida apresentamos os resultados da 5º Inquérito do Blog, que abordou a seguinte questão:

A ASC têm um campo de Intervenção bastante diversificado a nível Institucional, em qual ou quais destas Instituições acha que se enquadra melhor o papel do Animador Sociocultural?

Autarquias - 15 (41%)

Escolas - 15 (41%)

Instituições de Apoio Social - 18 (50%)

Lares e Centros de Convívio - 14 (38%)

Museus - 9(25%)

Muito obrigado a todos aqueles que participaram neste inquérito, e espero que voltem a dar a vossa opinião no próximo.

sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Livros em Linha - Blog da BME

A Biblioteca Municipal do Entroncamento está cada vez mais perto dos seus leitores. Agora o leitor pode “viajar” por entre os livros, DVD’s e actividades da Biblioteca, bastando para isso aceder ao endereço http://livrosemlinha.blogspot.com/.

Aqui pode encontrar sugestões de leitura, informações sobre as actividades da Biblioteca e seus serviços e algumas curiosidades relacionadas com a leitura e sua promoção. Um espaço criado para levar a Biblioteca até aos seus leitores de uma forma rápida e eficaz.

Ler é viajar com a imaginação... Apanhe este comboio: viaje com a Biblioteca Municipal do Entroncamento!

Portal Anigrupos - Nova Versão

Acaba de ser colocada on-line uma nova versão do Portal Anigrupos, que segundo os autores "esperamos ser capaz de responder aos interesses daqueles que visitaram as anteriores versões. Continuamos empenhados em partilhar recursos que possam, de algum modo, ser úteis para quem desempenha funções de animação de grupos".
Para ter acesso a este site que é um excelente utensílio de trabalho para animadores, educadores, professores, entre outros, basta clicar no link que se segue e registar-se como utilizador: http://www.anigrupos.org/

Dúvidas e esclarecimentos sobre o Portal Anigrupos podem ser solicitadas através do e-mail jvieira@anigrupos.org.

Aqui fica a minha sugestão, visitem este portal e não se irão arrepender!

ERASC - II Encontro Regional de Animação Sociocultural

A Delegação Regional da Madeira da APDASC - Associação Portuguesapara o Desenvolvimento da Animação Sócio-Cultural, está a organizar o II Encontro Regional de Animação Sociocultural (ERASC), cujo tema é “A Animação Sociocultural e os Grupos Sociais”, que terá lugar no dia 07 de Novembro de 2008, no Museu de Electricidade - Casa da Luz, no Funchal.

Este encontro é assumido pela Delegação Regional da APDASC (Associação Portuguesa para o Desenvolvimento da Animação Sociocultural) enquanto um projecto de Animação e pretende promover uma área em expansão na Região, visto que encontramos, em diversas instituições dos sectores público e privado, Animadores Socioculturais, que desenvolvem projectos em âmbitos, que vão desde o social ao cultural, abrangendo ainda, o educativo.

Esta acção será, também, uma iniciativa que visa colaborar para a reflexão e o desenvolvimento da Animação Sociocultural, sensibilizando para a necessidade da criação e dignificação do Estatuto do Animador, a par da divulgação de projectos de Animação que já se tenham desenvolvido ou se pretenda desenvolver na Madeira.

Para consulta do programa actualizado, inscrições e outras informações, aceda emhttp://erascmadeira.googlepages.com/