quarta-feira, 20 de dezembro de 2006

Técnicos Profissionais, Técnicos e Técnicos Superiores de Animação Sociocultural. Quais as suas funções?

Técnico Profissional de Animação Sociocultural - O exercício da actividade de Técnico Profissional de Animação Sociocultural insere-se no quadro das competências aos Organismos da Administração Central, Regional e Local ou outras instiuições públicas ou privadas e compreende um conjunto de funções , superiormente enquadradas, visando a intervenção junto de uma comunidade ou grupo tendo por instrumento técnicas de Animação Sociocultural e por objecto o desenvolvimento global e a integração pela via da actividade social e cultural dessa comunidade ou grupo.
O Técnico Profissonal de Animação Sociocultural deverá, por isso, ter formação adequada que lhe deverá ser conferida pela formação académica apropriada e pelas diversas acções de formação contínua que deve possuir.
Este técnico está capacitado para compreender e desenvolver actividades no domínio da Animação Sococultural, podendo mesmo vir a conceber e a concretizar pequenos projectos ainda que superiormente coordenados e integrados.
Técnico de Animação Sociocultural - O exercício da actividade de Técnico de Animação Sociocultural insere-se no quadro das competências aos Organismos da Administração Central, Regional e Local ou outras instiuições públicas ou privadas e compreende um conjunto de funções podendo estas serem superiormente enquadradas ou da responsabilidade directa do Técnico de Animação Sociocultural, visando a intervenção numa comunidade ou grupo através do desenvolvimento de programas e projectos de Animação Sociocultural, recorrendo para isso a técnicas e instrumentos adequados.
Pela sua formação, o Técnico de Animação Sociocultural possui ténicas de observação e diagnóstico da realidade em que intervém por forma a definir mais adequadamente os programas e projectos a desenvolver.
Este técnico é capaz de coordenar programas e projectos de Animação Sociocultural, articulando o trabalho de forma activa e integrada com as diversas áreas de intervenção e os diferentes agentes.
Técnico Superior de Animação e Gestão Sociocultural - O exercício da actividade de Técnico Superior de Animação e Gestão Sociocultural insere-se no quadro das competências aos Organismos da Administração Central, Regional e Local ou outras instiuições públicas ou privadas e compreende um conjunto de funções na definição de Planos e Programas de intervenção no domínio Sociocultural.
O Técnico Superior de Animação e Gestão Sociocultural domina as técnicas de análise da realidade definindo estratégias para a sua intervenção através dos recursos possiveís. Coordena equipas de Técnicos de Animação Sociocultural e/ou Técnicos Profissionais de Animação Sociocultural ou outros. Projectos de gestão tais como núcleos museológicos, equipamentos culturais e desportivos (teatros, cinemas, piscinas, complexos desportivos, etc) são da responsabilidade destes técnicos pois deverão possuir formação específica para o efeito.
Fonte: Ministério da Educação

4 comentários:

Anónimo disse...

Pois é... De facto, na teoria,estas são as palavras que nos apresentam, mas na práctica, é pena que confundam as funções dos animadores socioculturais, sendo os superiores muitas vezes encarados como simples técnicos profissionais ou às vezes, até mesmo, confundidos como auxiliares de acção educativa (no caso das escolas, por exemplo). Eu estou a referir-me mais ao caso das instituições particulares, que na minha opinião, não têm tão bem definido o papel e a função de um animador sociocultural, como já se começa a perceber na função pública. Mas o que é certo é que também depende grande parte da "garra" de cada um em fazer "vincar" a profissão.
Votos de continuação de um bom trabalho!
GRANDE BRUNO!
Ana Sofia (turma ACEC)

Anónimo disse...

Bem, pela primeira vista que dei, aqui está um bom blog de divugação de temas relacionados com a animação. Muitos parabéns Bruno.
Um abraço do Bruno para o Bruno.

Jacaré disse...

parabéns desde ja pelo teu blog que, devo confessar, só agora começei a olhar para ele com olhos de ver. no entanto ja tem aqui uns artigos que muito me interessam, e em relação a este venho-te perguntar se estas são as primeiras jornadas ou se ja tem passada. e ja agora porque apostar numas jornadas com esta temática?

Jacaré disse...

Grande Moite, olha, será que me podias dar mais especificamente a fonte, se faz favor!!
Porta-te bem