quinta-feira, 7 de dezembro de 2006

Animação Desportiva e Tempos Livres - Breve Apresentação

A Animação Desportiva surgiu no seguimento da Animação Cultural, como resposta a uma maior procura de actividades desportivas e a uma política de segmentação de oferta de actividades e instalações desportivas. A Animação Desportiva enquadra-se na intervenção sociodesportiva, com o objectivo de promover e fomentar a participação social e a extensão da actividade como hábito de saúde, de formação e de diversão.

Nos últimos anos têm surgido vários programas dinamizados pelas autarquias com o objectivo de favorecer e proporcionar uma prática desportiva de âmbito informal ou não formal aos seus munícipes, de modo a atingirem um segmento da sua população que não possui uma prática regular. As autarquias assumem um papel preponderante na dinamização e criação de projectos de animação desportiva que abranjam uma grande parte da população.
No decorrer do programa curricular da Educação Física, devem cada vez mais surgir aproximações à animação, à educação e à recreação, utilizando características principais de todas. É importante a necessidade de programar actividades que abranjam todos os grupos dentro das escolas e todas as escolas do mesmo ciclo, com o intuito de estimular uma melhor e maior prática da actividade desportiva, oferecendo inúmeras alternativas à tradicional disciplina e conjugando todas as técnicas para que se consiga concretizar a abrangência pretendida.

2 comentários:

Anónimo disse...

olá.. eu sou aluna do 11º ano do curso tecnologico de desporto. No âmbito da disciplina de O.D.D. estou a realizar um trabalho cujo o tema escolhido por mim foi "Animação Desportiva". Gostaria se possivel que me envia-se por email todas as informações que possuir sobre este determinado tema.
Aqui deixo o meu contacto: htaforever7@hotmail.com


Obrigada pela atenção!

Anónimo disse...

ola eu sou aluno finalista do curso de animaçao sociocultural, estando a fazer neste momento a desenvolver o meu relatorio final cujo o tema alusivo e "Inclusao social atraves do desporto" intitulado por "desporto para todos".

gostava que se pudesse arranjar definiçao de "animador desportivo",
"animador e o desporto", "metodologias de intervençao do animador no desporto" e " importancia da inclusao social atraves do desporto

desde ja obrigado e se puder envie para marco_mocas@hotmail.com

o meu obrigado outra vez

desde ja obrigado