segunda-feira, 11 de dezembro de 2006

Animação Desportivas nas Autarquias

Nos últimos anos têm surgido vários programas dinamizados pelas autarquias com o objectivo de favorecer e proporcionar uma prática desportiva de âmbito informal ou não formal aos seus munícipes, de modo a atingirem um segmento da sua população que não possui uma prática regular. As autarquias assumem um papel preponderante na dinamização e criação de projectos de animação desportiva que abranjam uma grande parte da população.
Para Constantino (1994: 92), o papel dos Municípios como agente democratizador e nivelador do acesso dos cidadãos ao uso do desporto, baseia-se em três pressupostos: valorizar o papel cultural do desporto junto do cidadão; diversificar as ofertas de condições para o adequado uso desportivo do tempo livre, designadamente para as camadas sociais com mais dificuldades de acessibilidade; colocar o cidadão no centro e na razão directa das próprias actividades, o que se supõe que seja considerado não apenas como consumidor, mas também como gestor e animador das próprias actividades em que participa.
Em relação às crianças e jovens em idade escolar as autarquias assumem um papel importante, facilitando o acesso à actividade desportiva num contexto extra-escolar (através da elaboração de projectos de animação desportiva) funcionando como um complemento à actividade escolar, ou proporcionando os meios que permitam as actividades desportivas em meio escolar.
Constantino (1994: 115) refere que «Face à organização do poder político em Portugal e à estruturação do aparelho de Estado, as Autarquias, como filamento terminal desse aparelho, são um local estratégico fundamental à adequada solução pública das necessidades de prática desportiva das crianças e jovens em idade escolar».
As autarquias, a nível nacional, têm nos últimos anos, apostado cada vez mais na elaboração e implementação de projectos de animação desportiva, surgindo um pouco por todo o país um grande número de projectos, por exemplo as «Farensíadas» (Faro), os «Jogos do Seixal» (Seixal), entre muitos outros. Estes projectos são direccionados a toda a população e visam proporcionar espaços de lazer e recreação.

1 comentário:

Anónimo disse...

eu sou aluno da ESCO (escola de serviços e comércio do oeste) e frequento o 3ºano do curso de animação socio-cultural/desporto.
felizmente ou infelizmente fiz o estágio na camara municipal do bombarral e este teu post interessou-me particularmente.
se tiveres informação acerca deste tipo de trabalho, contacta-me:
goncalopenetra@hotmail.com

boa sorte para o futuro de mais este blog de animação...