quinta-feira, 7 de dezembro de 2006

Algumas definições de Animação Sociocultural

A definição de Animação Sociocultural não gera consenso, sendo entendida por vários autores de diversas maneiras, sendo que a principal diferença surge nas palavras e não nas ideias e aplicações práticas.
José María Quintana no Léxico do Animador (Ander-Egg, 1999: 70) refere que «a animação é um novo tipo de intervenção social, que tende a favorecer e desenvolver a comunicação, a socialização e a criatividade, através dos meios e uma linguagem que estimula a fantasia e o prazer de participar.»
Por sua vez, Riva, citado por Quintas/Castaño (1998: 34), entende a Animação como um «instrumento e um processo metodológico, conjunto de métodos e técnicas, para dinamizar a participação de grupos e sectores sociais, seu protagonismo no desenvolvimento social e cultural da comunidade».
A multiplicação e expansão da animação e dos animadores, corresponde a uma necessidade que cada vez mais se verifica na nossa sociedade, que intervindo nas mais diferentes áreas, contribuem para o desenvolvimento deste processo de emergente evolução social que fomenta o desenvolvimento psíquico, social, físico e cultural de um determinado grupo ou comunidade, criando e implementando projectos que vão ao encontro das necessidades pré-definidas pelo animador, enquanto agente de observação/acção face aos indivíduos e ao meio em que se encontra inserido.
Ander-Egg na obra de Quintana (1992: 175-176), Fundamentos de Animación Sociocultural refere que a animação sociocultural é uma prática tecnológica social, embora em alguns casos a prática da animação seja apenas uma técnica social.

3 comentários:

Iarmaster disse...

Hola soy una animador sociocultural de España.
Al igual que tu tengo un blog sobre animacion sociocultural
Me gustaria que hicisemos intercamibos de links porque creo que entre todos nosotros podemos fomentar mas la ASC.
GRacias

Mi link
http://ascprofesional.blogspot.com/

JOSÉ VIEIRA disse...

Dou-te os meus parabens pelo teu blogue com votos de que ele possa contribuir para a cada vez mais necessária divulgação da Animação Sociocultural.

Anónimo disse...

Com tanto que existe no mundo nu«inguem tem tempo para as pequenas coisas da vida, coisas essas que juntas por veses formam um grabde bloquio na nossa vida.
Dai ser necessário nós animadores fomentarmos esta tecnica e tomar acção temos de ajudar os outros e a nos mesmos até que a utopia da animação seja em si desnecessária. por isso estou aberto como futuro animador para novas experiências congressos e reunioes, estou aberto para ser animador e poder ajudar os outros, se precisarem invisigoth_1369@hotmail.com e o meu mail adicionem me no msn e quem sabe trocar ideias e partilhar conhecimentoa?
os mais sinceros cumprimentos