quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Projecto Verão na BME 2010

No âmbito do projecto Verão na BME 2010, da responsabilidade da Biblioteca Municipal do Entroncamento, foram realizadas quatro sessões nos dias 22 e 29 de Julho. Estas acções que, para além de serem muito divertidas, têm, simultaneamente, uma vertente pedagógica, têm tido uma excelente aceitação por parte das crianças.

Nas três primeiras sessões, iniciadas a 22 Julho, e cujo o tema foi À descoberta da Europa, estiveram presentes 26 crianças do 1º e 2º ciclo EB do Colégio dos Navegantes, 15 crianças entre os 6 e os 12 anos, que fizem a sua inscrição prévia e individualmente, e 13 crianças do 1º ciclo EB do ATL da escola EB1 Nº1.
No dia 29, à tarde, houve uma sessão intitulada Caça ao livro e estiveram presentes 12 crianças, que também fizeram a sua inscrição préviamente.
Na actividade À descoberta da Europa as crianças foram agrupadas por equipas e tiveram que passar pelas várias estações e ultrapassar cinco provas que abordavam diferentes conceitos e áreas relacionadas com a Europa:
1. Volta à Europa! – Um jogo de percurso que é uma visita aos mais belos locais turísticos da Europa;
2. Bandeiras da Europa! – Jogo de percurso e destreza para memorizar os nomes e bandeiras dos países europeus;
3. Todos para a mesa! – Jogo sobre as diversas especialidades culinárias europeias;
4. Cultura da Europa – Jogo de descoberta das obras dos grandes artistas europeus;
5. A arte na Europa – Jogo de descoberta dos principais monumentos que europeus.
No final de cada prova foi atribuída uma pontuação a cada equipa de acordo com a sua prestação.

Na actividade Caça ao livro as crianças foram agrupadas por equipas na primeira parte do atelier. Cada equipa tinha de, partindo de um mapa que lhes foi entregue, localizar vários cartões (com imagens das personagens, objectos, missão e o local onde se desenrola a acção) que se encontravam escondidos pelos vários espaços da Biblioteca. A partir desses cartões foi-lhes pedido que elaborassem um pequeno livro com uma história e a respectiva ilustração.

Sem comentários: