quinta-feira, 5 de agosto de 2010

A Animação Desportiva e o «Desporto para todos»

A animação desportiva foi buscar muitas das suas características ao denominado «desporto para todos», uma vez que esta assenta nos mesmos pressupostos sociais e desportivos.
Na perspectiva de Soria e Cañellas (1998: 41) o «desporto para todos» terá sido um produto da intervenção dos poderes políticos, que terão proporcionado a prática físico-desportiva em toda a sociedade, tanto de actividades como de instalações desportivas, que foi incluído no processo de democratização social do país como mais um elemento de qualidade de vida”.
O «desporto para todos» é uma realidade em alguns países abrangendo, cada vez mais, elevadas percentagens da população, que procuram combater ou evitar problemas de saúde, divertir-se, melhorar a sua condição física, entre outros aspectos. Esta política alargou-se a Portugal, onde se tem verificado nas últimas décadas um esforço por parte do poder central, e por entidades particulares, em dotar as localidades de infra-estruturas que proporcionem uma actividade física regular e com qualidade. Numa primeira fase o “desporto para todos” era considerado um complemento ao antigo desporto, sendo que viria posteriormente a evoluir para diferentes variáveis com o auxílio da animação e recreação desportiva.
Para Alturas (2000: 7), na revista Desporto, «as populações tomaram progressivamente consciência de que o acesso à prática desportiva constitui um direito do indivíduo. Parece, incontestável assim, que o desporto ocupa actualmente um lugar de destaque na vida de qualquer comunidade».
Seguindo a ideia de que o desporto é mesmo para todos, devem criar-se programas desportivos e estruturar o sistema desportivo. As actividades desportivas para todos abrangem um grande número de participantes e de situações e devem evidenciar os aspectos lúdicos e recreativos. Soria e Cañellas (1998: 42), referem que os programas de «desporto para todos» contemplam prioritariamente objectivos colectivos, que partem das características individuais. Concebido nesta perspectiva, o «desporto para todos» assume o carácter autêntico do Desporto popular.
Para Lança (2003: 65), os programas de «desporto para todos» têm como principal finalidade a diversão em vez do elevado rendimento desportivo, a actividade física converte-se num meio em que cada pessoa tenta alcançar os seus próprios objectivos (saúde, relaxação, socialização, diversão, entre outros) e a inexistência de grandes regras ou imposições, o que leva pessoa a organizar o seu programa desportivo solicitando a ajuda de técnicos e médicos, mediante a sua idade, o seu sexo, as condições físicas, o seu historial desportivo, entre outros.
Estas características fazem com que a animação desportiva seja indicada como um elemento de dinamização que estimula a prática de desporto, pela capacidade de interligar o participante a actividade.
A interacção entre o «desporto para todos», o desporto de lazer e a animação desportiva, tem originado o desenvolvimento de actividades específicas, onde surgem atitudes e comportamentos em que todos os participantes, assumem uma participação activa.

Sem comentários: