terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Animação nas bibliotecas públicas

A ideia de que as bibliotecas têm como única função armazenar documentos e comunicá-los aos leitores já pouco existe. Com a evolução que temos sentido, esta ideia ficou ultrapassada e as bibliotecas transformaram-se em locais básicos da vida cultural local e, por conseguinte, têm apetência para serem verdadeiros locais de animação.

Sendo assim, a animação, inserida numa biblioteca, pode ser definida como um meio para trazer à mesma aqueles que a ela não recorrem por livre vontade (GASCUEL, 1987: 35); como um método para tirar as pessoas da rotina e passividade do quotidiano; como uma contribuição para a formação de novas mentalidades e para o desenvolvimento do espírito crítico e do poder criativo dos leitores.

É através da animação que uma biblioteca pode dar a conhecer um património, os seus recursos, o que tem de precioso e os seus documentos insólitos ou mais recentes. Também pode fornecer ao seu público, inúmeras actividades, podendo ter como base as necessidades deste. Para isto, ela deverá estar atenta e participar na vida activa da comunidade, marcando a sua presença e influência no exterior. As actividades de animação podem contribuir para criar uma nova imagem para a biblioteca, assim como para informar o público exterior de como esta funciona.
Através destas actividades podemos ter um maior acesso ao livro, uma crescente familiarização com este e com a biblioteca, maior acessibilidade a bens culturais e oferta de serviços por parte da biblioteca, assim como melhorar a nossa atitude de escolha, selecção e crítica.

É de salientar que para a existência de actividades de animação numa biblioteca, é necessário pessoal qualificado, sempre com o objectivo de desenvolver técnicas especializadas e todo um trabalho científico, um longo processo de maturação e aculturação. Para desempenhar estas funç, temos os/as animadores/as socioculturais. Factores importantes à realização de actividades de animação são também o acesso a bons recursos, equipamentos e a cooperação com outras instituições ou associações.
Segundo, Berruti (1977: 308) “(…)a biblioteca será um local privilegiado e de troca, o centro de um sistema global de promoção cultural.”

4 comentários:

JoAnInHa disse...

Boa tarde, estava a navegar pela internet até que vim parar ao teu blog que deixei desde logo muito bom e com postagens muito interessantes...o que me fez comentar, principalmente este post porque estou a tirar um curso profissional de animador sociocultural, e em principio este 3º e ultimo ano, vou estagiar num centro de estudos e estou um bocado ainda á toa...pois vai ser a primeira vez que vou trabalhar com este tipo de publico-alvo...e nesta area de intervençao! Gostaria de falar contigo, partilharmos experiencias etc...se tiveres disposto, adiciona-me no msn ou enviame um email... joanarodrigues90@hotmail.com

Unknown disse...

olá!
eu trabalho numa biblioteca, a minha formação inicial é de educação de infância, mas trabalho como animadora e identifico-me mais como animadora, mas na altura em que tirei o curso não existia o de animação. um público muito importante numa biblioteca, na área da animação, é o infanto-juvenil, e através deste conseguimos ganhar outros públicos, pais e avós. ser animadora numa biblioteca é um desafio constante....

Soraia disse...

Eu estou a tirar o curso de animadora sociocultural brevemente vou iniciar em estagio e não sei o local mais apropriado para iniciar esta actividade....pode ajudar?

Joana disse...

Olá,
Estou a concluir o Curso Profissional de Animador Sociocultural, vou entrar em estágio numa biblioteca.

Ainda não sei o que fazer, nesta instituição, será que me pode dar uma ajudinha? deixo aqui o meu e-mail, para uma eventual resposta. joana_dionisio92@hotmail.com

Obrigada