quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Projecto Verão na BME 2011 – Balanço final



À semelhança de anos anteriores, a BME desenvolveu no decorrer dos meses de Julho e Agosto, o projecto Verão na BME 2011, sendo este, o quarto ano consecutivo da iniciativa.


Projecto de promoção da leitura da escrita, o Verão na BME visa proporcionar momentos lúdicos, de aprendizagem e de lazer, junto das crianças do concelho, de maneira a aproximá-las da Biblioteca, dos livros e da leitura. Assim, esta iniciativa, é composta por actividades de animação, tendo, este ano, sido realizadas as seguintes: Bibliotrivial (jogo pedagógico); Volta ao mundo em 80 minutos (jogo pedagógico); À descoberta de Portugal (jogo pedagógico); Caça ao livro (ateliê /jogo pedagógico); Puzzle das Personagens (ateliê); Maleta dos livros (ateliê); Histórias da Lusofonia (ateliê); Olimpíadas Culturais (Jogo pedagógico) e Jogos, Histórias e Tradição (ateliê /jogo pedagógico).


Este, foi o ano que contou com o maior número de sessões e, consequentemente, com o maior número de participantes. No total participaram 326 crianças, entre os 4 e 12 anos, divididas por 19 sessões. Perante estes números e de acordo com a avaliação obtida, junto dos responsáveis das instituições que acompanharam as crianças, podemos considerar que este projecto foi um sucesso, tendo superado bastante os resultados obtidos em anos anteriores.


Foram actividades com muita dinâmica e interesse, que demonstraram que as Bibliotecas podem e devem ter um papel impulsionador na promoção cultural e educativa das crianças, criando projectos de animação sociocultural com qualidade.





Fonte: Blog da BME

Sem comentários: