terça-feira, 30 de outubro de 2007

A actividade física e a criança

A importância da actividade física é reconhecida em todas a idades, mas a fase em que assume maior preponderância é na infância, em que a sensibilização tem a faculdade de ser imperiosa, uma vez que é a desde cedo que se deve incutir um estilo de vida activo e o hábito da prática desportiva, para que este se torne vincado na personalidade e numa rotina. Apesar do ser humano ser vocacionado para o movimento, é sem dúvida, nos primeiros anos, até à fase adulta, que essas características se tornam mais visíveis.

As crianças são, de natureza, activas e movimentam-se através do jogo mais simples ou do mais complexo, obtendo desta forma um rápido amadurecimento do sistema nervoso, muscular, sensorial, e no aspecto social. O facto da criança realizar uma actividade física regular, permite-lhe prevenir ou combater problemas de saúde. Numa sociedade permanentemente invadida por mudanças (a modernização e o avanço tecnológico), que levam ao sedentarismo, verifica-se uma grande necessidade da realização de programas que promovam a actividade física, e que facilitem a prática do jogo.

Mas para a criança poder explorar verdadeiramente o jogo, tem de ter criadas todas as condições necessárias, que na perspectiva de Lança (2003: 42), são a segurança, a possibilidade de aumentar e explorar novas experiências e a percepção exacta dos objectivos.

Através da actividade física, a criança têm a possibilidade de criar, explorar o corpo, expressar-se, comunicar e de ter uma opinião crítica sobre a experiência realizada. Este tipo de experiências assume um papel profundo no processo de desenvolvimento e aprendizagem das capacidades motoras e físicas. A animação e a recreação associadas a este tipo de actividades facilitam o desenvolvimento da criança, e permitem-lhes aos mesmo tempo divertirem-se e conviverem.

Para Lança (2003: 43), o desporto de recreação que reúne aspectos lúdico desportivos possui uma função social fundamental, ensina a respeitar regras, compreende a simbologia e o sentido de propriedade, desenvolvendo e contribuindo nos campos: físico e motor; intelectual e cognitivo; afectivo; e social.

A prática desportiva para os jovens deixou de ser somente uma actividade de ocupação dos tempos livres, passando a ser uma forma de expressão cultural e de socialização nas quais será necessário compreender a renovação de princípios e os valores atribuídos à prática desportiva.

3 comentários:

marisa disse...

boa noite
eu frequento o curso de Animador Sociocultural e no dia 28 de Abril irei começar o meu estagio que irá decorrer num ATL e as faixas etárias sao entre os 6 anos e os 14 anos.
estou um pouco preocupada porque estou com dificuldades em escontrar actividades para realizar com este público- alvo..
gostaria de pedir a sua ajuda.
espero ansiosamente por uma resposta.
obrigado


Marisa Brito

Anónimo disse...

Olá Bruno, encontrei o teu blog por acaso, interessou-me pela razão de que tb tenho interesse por esses temas e tb pk necessito de sujestões bibliográficas sobre actividade física no jardim de infância. Será que me podes ajudar?

Abcdesporto disse...

Amigo Bruno:
Gostei de ler o seu artigo sobre a "Actividade Física e a Criança", pois é um tema que muito me preocupa tendo em conta que também estou ligado à área da Saúde e do Desporto.
Continua que está no bom caminho.
Já agora permita-me que aqui lhe deixe o site do meu Blogue Desportivo designado de "Abcdesporto", que pode ser visitado em:
http://wwwabcdesporto.blogspot.com/
Um forte abraço amigo e até uma próxima oportunidade, amigo Bruno.
Carlos Fernandes