sexta-feira, 21 de setembro de 2007

Animação Socioeducativa

Segundo Quintas (1998: 45-46) a animação possui quatro modalidades: a educativa, a social, a cultural e a económica. No contexto da animação desportiva e tempos livres das crianças interessa-nos falar essencialmente das duas primeiras modalidades mencionadas. No âmbito da modalidade educativa a animação entende-se como uma acção educativa não formal que contribui para o amadurecimento físico e psíquico das crianças. Através da modalidade social pretende-se superar desigualdades sociais, ajudando os mais desfavorecidos, e promovendo as relações interpessoais.

As funções educativas que abarcam a educação não formal vão desde numerosos aspectos da educação permanente a tarefas de complementação da escola, desde actividades da pedagogia do ócio a outras relacionadas com a formação individual. (Ander- Egg, 1999: 31).

A animação socioeducativa, enquanto modalidade da animação sociocultural, e a educação não formal apresentam uma relação intrínseca, uma vez que a animação socioeducativa intervém, essencialmente com base na educação não formal, surgindo esta como estratégia complementar do sistema educativo, com uma acção educativa que deve ter como pressupostos básicos de actuação as regras, a ordem, a alegria, a socialização, a participação e a liberdade.

Segundo Jacinto Jardim (2002: 18) a animação através da sua função educativa pretende «promover, encorajar, despertar inquietações, motivar para a acção, fazer desabrochar potencialidades latentes em indivíduos, grupos e comunidades».

No âmbito da animação socioeducativa o animador desempenha o papel de educador, e a metodologia aplicada baseia-se na participação activa de todo o grupo. O animador trabalha baseando-se na animação socioeducativa, essencialmente, em movimentos educativos através de programas e actividades extra-escolares.

5 comentários:

Anónimo disse...

Mais uma vez a fazer trabalho comunitário emprol desse conjunto de individuos, que são os animadores socioculturais que tão bem representa.
Parabéns

Abraço
Rúben Marques

Anónimo disse...

mt bom o blog.. (:
gostei do curso de animação socioeducativa e será uma das minhas opções de candidatura este ano :P

pedroesdrubal disse...

Boas,

Sei que é assim que está hierarquizado, mas quanto a mim animação socioeducativa não é uma vertente da animação sociocultural.

São coisas muito distintas, e como tal uma não pode ser vertente da outra, e se tiverem que ser, penso que deveria ser ao contrário, a cultural é que poderá ser uma vertente da educativa.

Mas sei que não é assim que as coisas estão organizadas, mas eu defendo a minha opinião e tento sempre divulgá-la, porque acho que vale pena nós animadores pensarmos um bocado nisto.

Respirandoacuradahap disse...

onde posso fazer o curso?moro em brasilia.
mary.alegria@hotmail.com 6185948849

Joana Amorim disse...

Olá!
Sou Animadora Socioeducativa, e concordo plenamente com o Pedro, embora as coisas estejam hierarquizadas dessa forma, a Animação Socioeducativa e a Animação Socio-Cultural, são coisas muito distintas...
Mas esta é uma luta antiga...., e é pena que nem todos compreendam isso....