quinta-feira, 15 de março de 2007

Características da Animação Desportiva

Este Blog, quando foi criado tinha, como um dos objectivos principais apresentar alguns artigos e conceitos relacionados com a Animação Sociocultural, o Desporto e a Animação Desportiva, este texto retoma essa ideologia, apresentando as características da Animação Desportiva.

A animação desportiva integra os valores lúdicos dos jogos desportivos. Lima (1994) refere os três campos em que a animação desportiva se deve apoiar:
As características do lazer (não lucrativas, voluntárias, recreativas e formativas) que, embora não criem condições necessárias para que a função animação exista, incentivam e implementam-na de forma significativa;
Os valores lúdicos que intervêm no processo de animação ao introduzirem o hedonismo e a regra, viabilizando e dinamizando a recreação na perspectiva pedagógica;
A inserção e utilização da motricidade humana na animação, por meio de matérias desportivas operacionais, que determinam o campo da animação desportiva abrangidas pela ciências da Educação Física e do Desporto.
A animação desportiva conquistou o seu próprio espaço dentro da animação e do sistema desportivo. Cada vez mais se recorre à animação no desenvolvimento das actividades desportivas e exercício físico, com o intuito de aumentar o número de participantes e o seu nível de motivação. Os programas de animação para o pré-escolar, 1º e 2º ciclos e secundário incluem a animação desportiva nas actividades curriculares. Os objectivos não são proporcionar ou aperfeiçoar técnicas de modalidades específicas, mas sim promover o contacto com o maior número de actividades possível que se destinam a gerar um elevado grau de adesão e interacção, entre os participantes.
A contribuição da animação desportiva para a formação e desenvolvimento dos participantes deve ir mais além do que a componente física, deve contribuir para o desenvolvimento psíquico e servir como exemplo de espírito e ética desportivos.

O animador, como responsável pela actividade e o seu conteúdo deve guiar o participante para que este tenha um comportamento e atitudes que se enquadrem dentro do espírito desportivo e da saudável competição. Ao surgir como uma alternativa às competições desportivas, a animação desportiva assume um papel mais social, que se adapta ao público-alvo à realidade em que e encontra inserida, em que o mais importante é a satisfação do participante e não resultado obtido.

A animação desportiva é o resultado da ligação da actividade e recreação desportiva com as técnicas da animação, uma vez que se baseia nas técnicas da animação, que se apoiam em pedagogias e actividades participativas.

10 comentários:

Anónimo disse...

obrigado pelas nocoes e opinioes pois isto foi em util para um trabalho da escola

Unknown disse...

Olá.eu chamo-me susana e estou a tirar licenciatura em animaçao sociocultural.O curso ta a ser muito fixe, mas tou com um problemazito.tenho que apresentar 2 actividades relacionadas com animaçao desportiva e nao sei o que fazer.tenho muitas duvidas.o que me aconselhas?
a propósito, o teu blog é muito util =)

Anónimo disse...

uhhhh acho que foi positivo...

o gaijo e bom, e temos que trabalhar em prol do ojectivo, e vamos com tudo para cima deles.

ass. Ronaldo7

Catarina disse...

Muito bom dia. Gostaria que me desse uma opinião acerca de livros bons sobre animação desportiva. Tenho conhecimento do livro de "Animação Desportiva e tempos livres" do Rui Lança mas está esgotado até mesmo na editora. Se me podesse ajudar agradecia. Obrigada.

Anónimo disse...

boa tarde..
ola o meu nome e patricia e estive presente na PEAS de santarem e pelo que vi da tua apresentação tu estás na área do desporto, pois bem eu este ano tenho a PAP e necessitava de fazer uma entrevista a um animador na área do desporto, por isso gostaria de saber se podia te entrevistar, e que na área do desporto nao tenho niguem se podesses dar essa ajuda agradecia...so queria dizer mais uma coisa em relação aquele dia tive pena que a tua apresentação tivesse sido tão rápida , pois este era unico tema que me interessava e nem tive tempo de por questoes..mas este bolg e o teu trabalho tao muitos bons...boa contiunaçao de um bom trabalho

Catia disse...

Ola eu estou nunm curso que ira dar para seguir depois animação, mas eu amo desporto e cm estou no segundo ano deste curso nao sei se devo ou nao mudar para desporto podia dar-me uma opiniao?

Desculpe o invasão

Unknown disse...

Sou mãe de uma aluna que está no 3 ano de Turismo e este ano tem que fazer a PAP e teve como tema"Animação Desportiva". Agradecia que me desse uns tópicos ou apontamentos. Pois tivemos a ver o seu blog e tem bons trabalhos, o que felicito.Grata pela sua atenção, Maria

Anónimo disse...

estou no ultimo ano do curso de animação sociocultural e tenho uma PAP para apresentar gostava de apresentar algo relacionado com animação desportiva i precisava de orientação e algumas ideias, achas k me podias ajudar ficava muito grata...

já agora o teu bloge ta muito fixe e util...

my-sad disse...

Ola.. Eu estou a tirar um curso de Animação Sociocultural, estou no último ano e estou a poucas semanas da apresentação da minha PAP que tem como tema a Animação desportiva com crianças.. Sobre este tema encontro poucas informações, será que me poderia ajudar ?

Anónimo disse...

acha que me poderia mostrar um trabalho mais elaborado como por exemplo em power point para me orientar mais ?
agradecia pela resposta